Inspiração floral enche de cor a HEIMTEXTIL
Os Ex.mos Srs. Ministro da Economia e Secretário de Estado da Indústria, respetivamente Prof. Caldeira Cabral e Dr. João Vasconcelos, irão visitar os stands portugueses na Heimtextil, a convite da ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal) durante o próximo dia 12 de janeiro. A visita dará início pelas 15h00 e termina por volta das 17 horas.
À semelhança dos anos anteriores, e 2016 não será exceção, a Heimtextil conta com uma forte participação de empresas portuguesas, um total de 72 empresas. Um número revelador da importância deste certame, que já se tornou a principal montra internacional e um ponto de paragem obrigatório para todas as empresas do setor dos têxteis-lar.
Para além das presenças individuais “made-in Portugal” no certame, as grandes tendências que vão marcar os têxteis-lar em 2016 estarão também presentes no Fórum de Tendências “The Portuguese Home Tex’Style”, ilustradas pelos produtos de 25 marcas portuguesas, uma iniciativa levada a cabo pela Associação Selectiva Moda.
Nesta edição, o fórum português exibe o conceito “Dream Garden”, que serve de pano de fundo para os 4 temas de moda da estação 2016/17 direcionados a “4 personagens”: The Introspective, The Spontaneous; The Exhibicionist; The Dramatic. «Dream Garden é o argumento concetual do Fórum The Portuguese Home Tex’Style 2016. Num mundo em crise e inseguro, as pessoas mantêm a capacidade de sonhar, focalizam-se em novos equilíbrios que gerem bem-estar, a felicidade é o desafio de ontem, de hoje do futuro… Independentemente das estratégias… Não há nada de errado em querer ser feliz! O espaço poético, minimal mas sensorial, caracterizar-se-á pelos jogos duais: bidimensional versus tridimensional; imagem nítida versus desfocada; explosão de cor versus abordagem cromática elementar; alianças de opaco / transparente ou mate / brilhante; orgânico floral / racional construído», explica Dolores Gouveia, responsável pela projeção das tendências de moda e conceção do fórum.
Estreante no fórum, a António Salgado apresenta-se com uma «coleção de carácter forte e singular, com diretrizes e apontamentos intemporais que vão desde a excentricidade boémia ao construtivismo colorido». Os produtos em exposição dividem-se em três temas. «Eclectic&Intense, decorativo luxuoso de motivos históricos do arts&crafts, com mescla de Oriente com Ocidente; o Graphic&Playful, de natureza digital, facetada e 3D com espírito patchwork, e o Mininal&Textured, do craft contemporâneo, das estruturas masculinas, da sofisticação, do plano e texturado, do irregular e orgânico, do geométrico e linear», explica Ana Rêgo.
Também a BomDia apresenta as suas principais tendências para 2016. «Iremos apostar em artigos que combinam, a funcionalidade, o conforto, mas também a inovação e a diferenciação, tendo sempre presente a qualidade de excelência que já é reconhecida nos nossos produtos. A técnica vanguardista estará sempre presente, nunca podemos esquecer as principais características de uma toalha de banho, que são a absorção e a suavidade. Se ainda conseguirmos adicionar na técnica, no design e nas cores, elementos surpreendentes e inesperados, então estamos no caminho certo», explica Laura Carvalho, diretora de produto da empresa. São dois, os temas principais desta coleção: “De volta às origens”, inspirado na natureza, texturas rústicas, cores sóbrias, e um outro, inspirado nos anos dourados do cinema, “Luxo Discreto”, com apontamentos precisos, brilhos, cores opulentas, mas elegantes.
A portuguesa Pereira&Freitas, para além da sua marca própria Valentini Bianco, destaca também a linha Pierre Cardin, da qual detém a licença. Toalhas de banho, lençois, toalhas de praia e uma linha específica para bebé e criança, são alguns dos produtos em exposição. «As principais tendências para 2016 são inspiradas na Natureza, onde são evidenciados os tons terra, que nos remetem ao continente Africano (ocre, mostarda, castanho), o oceano, onde se destacam os azuis e verdes. Para além destas inspirações, gostamos sempre de apostar em artigos de inspiração portuguesa, onde evocamos a herança dos nossos antepassados, como por exemplo as rendas, que acrescentam feminilidade, delicadeza e um toque único a cada peça», desvenda Manuela Pereira.
Diversidade é a palavra de ordem na coleção da Sampedro. «Este ano e como já é usual, a coleção Sampedro abrange várias tendências, isto é inevitável devido ao número cada vez maior de marcas e nacionalidades dos nossos clientes. Em suma, temos dois grandes temas. Um mais sóbrio e minimalista e outro mais colorido e étnico», explica Margarida Machado, designer da empresa. Uma das temáticas da coleção, mais direcionada para quem aprecia o luxo de não viver refém da falta de tempo, destaque para as matérias-primas naturais como a estopa, o linho e o algodão. «Aqui, a casa é como um “Chalet Urbano”, construído na cidade, mas sempre em comunhão com a natureza, luxuoso, simples e moderno, onde o design e o charme tiram o lugar ao rustico tradicional», acrescenta. Uma outra, direcionada para um consumidor prático, boémio e cosmopolita, que aprecia o conforto funcional, mas não prescinde de detalhes, de pormenores. Destaque para os florais de vários géneros, mini-motivos e riscas variadas em fios tintos. Algodões, linhos e mistos de linho e algodão, pontos decorativos e rendas que lembram os crochets e bordados das nossas avós, e uma gama de tons quentes e ligeiramente desbotados, que modernizam o tradicional.
Fibras naturais, como o linho, combinação de texturas com acabamentos de tecido em contraste (brilho/mate, volumoso/liso, rústico/soft), detalhes de confeção luxuosos e exploração de diversos acabamentos stone wash, são os principais destaques da PiuBelle. «Vamos apresentar dois conceitos principais, explorados em dueto, sempre em sintonia com os sentidos. Um conceito mais orgânico, e botânico, em dueto contrastante com o “Craft as Luxury” de brilhos e metálicos. Um outro conceito mais soft e minimal (protetivo), em dueto contrastante com o “Energise”, de exploração e explosão visual», explica Alexandra Silva, sales assistant da empresa.
A Heimtextil é a maior e mais importante feira do setor de têxteis-lar, “Well-being 4.0” é o tema central da próxima edição. A última edição contou com a presença de 68 mil visitantes profissionais e 2759 expositores de 68 países.
O Fórum de Tendências “The Portuguese Home Tex’Style” é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda co-financiada pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos (FEEI), enquadrado no POCI (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização), no Portugal 2020 e COMPETE 2020. O projeto FROM PORTUGAL conta com cerca de 81 ações internacionais que decorrem no 2º semestre de 2015 e ano de 2016 que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes, num investimento total de mais de 13 milhões de euros.
Mais informações contactar Vânia Canha vania@portofashionweek.com ou +351 22 938 06 10
Fonte: Selectiva Moda