Têxtil também entra no Web Summit
Um componente para o interior de automóveis com integração de sensores impressos e sistemas de luz que promovem a segurança do condutor desenvolvido no âmbito projeto ITechInovCar (na foto) irá estar patente na exposição que o Ministério da Economia vai promover durante a realização do Web Summit, entre 7 e 10 de Novembro, em Lisboa.
Além deste sistema, que venceu o “People’s Choice Award”, na categoria “Miscellaneous”, dos ”FESPA AWARDS 2015″ (a maior feira mundial focada em tecnologias de estamparia têxtil e digital de grande formato), irão estar patentes outros produtos inovadores fabricados em Portugal.
O projeto iTechInovCar, desenvolvido pela parceria Simoldes Plásticos, CITEVE e CeNTI, pretende responder às tendências de evolução do setor automóvel, nomeadamente quanto à redução do número de componente injetados, peso, tempo/custo do processo de integração e aumento da flexibilidade em termos de aplicação de funcionalidades e design.
Para o efeito tem como objetivo o desenvolvimento de soluções inovadoras de iluminação e sensorização – atuação para o interior do automóvel, especificamente para o pilar lateral do condutor e apoio de braço, utilizando novos métodos de integração e recorrendo a novas tecnologias de eletrónica impressa e embebida.
Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de projetos em copromoção, o projeto ItechInovCar envolveu um investimento elegível de cerca de 595 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 398 mil euros.
De resto, mais de 660 oradores vão passar pela Feira Internacional de Lisboa (FIL) e MEO Arena, entre 7 e 10 de novembro, nos diversos palcos do Web Summit que é considerado o maior evento de empreendedorismo e tecnologia da Europa.
Fonte: T Jornal