IPO de Lisboa aposta nas novas tecnologias
O IPO de Lisboa tem em execução de três projetos de investimento na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Os projetos serão financiados maioritariamente por fundos comunitários, no âmbito do Portugal 2020, deverão ficar concluídos até final de 2017 e permitirão «modernizar os serviços e infraestruturas tecnológicas, desmaterializar processos clínicos e administrativos e implementar mecanismos de segurança da informação», afirma Pedro Teixeira, diretor do Serviço de Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação (SGSTI) do IPO de Lisboa.
Projetos
Centro de Medicina de Precisão em Oncologia – IT
Numa primeira fase, a execução deste projeto contempla, a instalação da rede de fibra ótica, o alargamento da cobertura da rede wireless, a construção de um novo datacenter, entre outros. Na segunda fase, prevê-se a modernização tecnológica, a renovação do ambiente de virtualização de servidores, a expansão do sistema de virtualização do posto de trabalho, a implementação de uma solução de comunicações por VOIP (voz sobre IP), a implementação de ferramentas de gestão documental e de um sistema de business intelligence, entre outras medidas que permitirão desmaterializar processos clínicos e administrativos e implementar mecanismos de segurança da informação. Com este projeto espera-se «proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais do IPO, quer ao nível de infraestruturas, quer no aumento da interoperabilidade dos sistemas de informação, implementar novos serviços de IT, aumentar a fiabilidade das aplicações existentes e garantir soluções adequadas à realidade atual, com ganhos de eficiência e eficácia para os utilizadores. Este investimento permitirá ainda reforçar a interação e a proximidade do IPO junto de doentes, familiares e de outras instituições de saúde», acrescenta Pedro Teixeira.
Modernização dos Sistemas de Informação na Prestação de Cuidados de Saúde ao Doente
Prevê a renovação tecnológica dos equipamentos de rede, a virtualização dos servidores e dos postos de trabalho, a racionalização das comunicações e dos centros de dados e o aumento do espaço de armazenamento.
Modernização dos Sistemas de Informação na Prestação de Cuidados de Saúde ao Doente – Segurança
Permitirá desenvolver e fortalecer os sistemas de gestão e segurança da informação. A modernização dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação do IPO de Lisboa é uma prioridade que vai agora poder ser concretizada.
Apoio
Os 3 projetos são apoiados pelo Compete 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no âmbito do Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA 2020) e contam com um investimento Elegível de 3.334 mil euros o que corresponde a um Incentivo FEDER de 1.728 mil euros.
Fonte: IPO