INTERACT 2015
A Comissão Europeia adotou hoje o novo programa de cooperação inter-regional («Interact») entre todos os Estados-Membros da UE, com a participação da Noruega e da Suíça, avaliado em cerca de 40 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O programa constitui um centro de conhecimento para o intercâmbio de informações, melhores práticas e iniciativas conjuntas entre os programas de cooperação financiados ao abrigo do FEDER.
A Comissária da Política Regional, Corina Creţu, afirmou: «As regiões europeias estão cada vez mais cientes de que a cooperação é uma excelente forma de encontrar respostas adequadas aos desafios que têm de enfrentar conjuntamente, quer estes sejam económicos, ambientais ou sociais. Ao melhorar os resultados obtidos no âmbito dos programas de cooperação ou encorajando novas formas de cooperação, como as estratégias macrorregionais, o programa Interact contribuirá para melhorar a eficiência das políticas públicas».
O programa irá, sobretudo, financiar projetos e ações cujo objetivo seja melhorar a capacidade de gestão e de controlo dos programas de Cooperação Territorial Europeia, bem como a respetiva capacidade de captar e comunicar os resultados obtidos. O programa irá, igualmente, melhorar a capacidade de gestão ao implementar abordagens inovadoras de cooperação, como os Agrupamentos Europeus de Cooperação Territorial ou as estratégias macrorregionais entre parceiros de diferentes países e administrações europeus.
Estas ações e projetos (cofinanciados pelo FEDER até 85 %) serão concretizados pelo Secretariado do Interact em Bratislava (SK) e por quatro Gabinetes de informação em Turku (FI), Valência (ES), Viena (AT) e Viborg (DK).
Fonte: Comissão Europeia