Horizonte 2020 atribui 160 mil euros a empresa portuguesa
O programa Horizonte 2020 da responsabilidade do Comissário Europeu Carlos Moedas acaba de financiar em cerca de 32 milhões de euros projetos que introduzam ideias inovadoras no mercado, ao abrigo da quinta ronda do projeto-piloto «Processo Acelerado para a Inovação». Dos 15 beneficiários, que envolvem 70 parceiros em 19 países, encontra-se uma empresa portuguesa, Symington SV, que como parceiro irá beneficiar de um financiamento europeu superior a 160 mil euros.
A cada projeto serão atribuídos até 2 milhões de euros, sendo que esta ronda inclui projetos que se focam no desenvolvimento de tecnologia de materiais compósitos para aeronaves, tecnologia de terminais de elétrodos para doenças cardíacas, mecanismos robotizados para vinhas, fachadas de vidro prefabricadas e sustentáveis e um novo tratamento para a doença arterial periférica.
O parceiro português que beneficiou do «Processo Acelerado para a Inovação» é uma empresa sediada em Vila Nova de Gaia, envolvida num projeto conjunto com outras quatro empresas dedicadas ao setor vinícola. O projeto apresentado consiste na introdução de um mecanismo robotizado como sistema de monitorização das vinhas, de dimensão reduzida e eficaz em termos de custos. O objetivo consiste na resposta a uma necessidade existente perante o mercado vinícola, mercado de alargada dimensão no continente europeu.
Carlos Moedas, Comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, disse: «Apoiar inovações como fonte de crescimento e de criação de emprego está no centro das prioridades do Horizonte 2020. Hoje, a Comissão Europeia volta a apoiar com mais de 32 milhões de euros empresas inovadoras que colocam novos produtos e serviços nos mercados».
O instrumento «Processo Acelerado para a Inovação» é uma medida de abordagem ascendente concebida para apoiar atividades de inovação próximas do mercado. Promove conceitos de inovação já desenvolvidos e testados. Por este motivo, o período entre a candidatura e a obtenção do financiamento é limitado a seis meses. Além disso, o projeto-piloto é implementado através de um concurso público comum e contínuo, de modo a que as propostas possam ser submetidas a qualquer altura.
O mecanismo «Processo Acelerado para a Inovação» foi lançado em janeiro de 2015. Desde o lançamento do programa, foram recebidas 1 446 propostas, das quais 77 foram selecionadas para receber cerca de 166,5 milhões de euros em financiamento. Cerca de metade dos projetos apresentados (44% nesta ronda) provêm de Pequenas e Médias Empresas (PME).
Mais informações
Porta-voz da CE para a Investigação, Ciência e Inovação http://ec.europa.eu/dgs/communication/about/contact_us/ec_spokespersons/index_en.htm