Comissão Europeia aprova Grande Projeto do COMPETE 2020 | troço Ovar-Gaia da Linha do Norte
«Estes 25 projetos são alguns exemplos do empenho da UE para melhorar a vida quotidiana dos nossos cidadãos, desde uma melhor qualidade da água potável à criação de transportes ferroviários mais rápidos e hospitais modernos. No atual período orçamental, aprovei já 258 grandes projetos de infraestruturas no valor de 32 mil milhões de EUR de fundos da UE; de certo modo, estes projetos são os embaixadores da política de coesão e orgulho-me de todos.», Corina Crețu, Comissária responsável pela Política Regional
O projeto Linha do Norte – Modernização do Troço Ovar-Gaia, integra a Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e contribui para o objetivo de maior integração do setor dos transportes, central para a realização do mercado interno no âmbito do espaço ferroviário europeu único (Diretiva 2012/34/EU do Parlamento Europeu e do Conselho de 21 de novembro) e dos objetivos da Rede Transeuropeia definidos no Regulamento (UE) nº 1315/2013, em particular no que respeita à eletrificação e implantação do ERTMS (European rail traffic management systems). O projeto é titulado pelas Infraestruturas de Portugal, S.A, e foi aprovado pela Comissão Diretiva do COMPETE2020 em 28/12/2017 e homologada pela Comissão Interministerial do PT2020 a 15/01/2018. A intervenção visa melhorar a linha, parte do corredor Atlântico, através de: electrificação; introdução de sinalização eletrónica e telecomunicações e automatização de passagens de nível e atravessamentos pedonais.
A sua concretização inclui : a construção de desnivelamentos para supressão de passagens de nível; a renovação integral da via entre os Km 296,6 e 332,78; a instalação de sistemas de sinalização electrónica e telecomunicações ferroviárias e o controlo automático de velocidade entre os km 299,88 e 332,76.
O projeto envolve um total de investimento elegível de 159 milhões de euros, correspondendo a um apoio do Fundo de Coesão de 119 milhões de euros.
Um projeto com impato na vida dos cidadãos e das empresas!