Fundação Eugénio de Almeida promove o desenvolvimento da região de Évora nos domínios cultural e educativo, social, e espiritual

Segundo as palavras do presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva “a Fundação Eugénio de Almeida desenvolve uma atividade cultural de extraordinário mérito e de extrema importância para a zona geográfica onde se situa. Assente numa gestão rigorosa, a Fundação Eugénio de Almeida desenvolve o seu projeto estratégico ancorando-o numa filosofia de qualidade, apostando em segmentos de mercado de maior poder aquisitivo e indo ao encontro de necessidades diferenciadas de consumidores exigentes, conseguindo dessa forma financiar um conjunto importantíssimo de atividades de cariz cultural de importância critica para a região onde se insere.” 

 

Breve Histórico da Fundação Eugénio de Almeida

Vasco Maria Eugénio de Almeida nasceu no dia 30 de Agosto de 1913. Estudou no Instituto Superior de Agronomia, onde concluiu a sua formação em 1936. Personalidade de fortes convicções cristãs e humanistas, vocacionada para a filantropia e o mecenato, sensível às preocupações educativas e sociais, cedo colocou a sua fortuna ao serviço das pessoas de Évora e da sua região. 

No início da década de 60, Vasco Maria Eugénio de Almeida transforma um projeto pessoal de serviço aos outros num projeto institucional perene, e cria a Fundação Eugénio de Almeida, à qual deixa um legado de valores, uma missão e os meios para a realizar em plenitude.

A Fundação Eugénio de Almeida é uma Instituição portuguesa de direito privado e utilidade pública, sediada em Évora, cujos fins estatutários se concretizam nos domínios cultural e educativo, social, e espiritual, visando o desenvolvimento humano pleno, integral e sustentável da região de Évora.

Criada por disposição testamentária de Vasco Maria Eugénio de Almeida, os seus estatutos datam de 12 de Agosto de 1963 e foram publicados no Diário do Governo, II Série, de 10 de Outubro do mesmo ano.

De acordo com os fins que lhe são atribuídos pelos Estatutos, a Fundação promove e dinamiza um conjunto integrado de iniciativas e programas próprios, em exclusivo ou em parceria, e apoia projetos de outras entidades públicas e privadas abrangendo um largo espectro de atividades nos diferentes domínios do seu campo de atuação.

Na prossecução da sua Missão, a Fundação articula meios e recursos com diversos interlocutores nacionais e estrangeiros, por forma a promover o desenvolvimento económico e um maior equilíbrio social da sua comunidade, contribuindo para a redução das consequências da interioridade e das assimetrias regionais.

O crescente reforço da ligação da Fundação a essa mesma comunidade, num espírito de partilha e de serviço, resulta de uma estratégia que tem privilegiado a apresentação de projetos marcados pela qualidade, excelência, inovação e potencial de impacto positivo junto dos seus diversos destinatários.

Constituindo-se como um projeto institucional autónomo, independente e perpétuo por definição, a Fundação Eugénio de Almeida tem procurado manter-se fiel às suas origens, adaptada ao seu tempo e preparada para os desafios emergentes de um mundo em permanente transformação.

 

Iniciativa “ COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”

Esta visita inseriu-se na iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, dedicada à fileira vitivinícola.

Com a duração de uma semana, esta iniciativa incluiu a visita a 16 empresas do setor dos vinhos, procurando abranger todo o território do continente. A diversidade do setor e a sua representatividade regional permitiram uma seleção de percursos empresariais que se pretendem conhecer e analisar.  

Para o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, esta visita ao sector do vinho, pretende “aproximar este Programa das empresas, com a consciência que os instrumentos económicos ao serviço destas devem contribuir para orientar a economia portuguesa na filosofia de criação e agregação de valor a produtos e serviços inovadores, baseada num entendimento absoluto do ambiente competitivo em mercados internacionais sofisticados, procurando refletir a sua heterogeneidade e especificidades.”

 

Links

Roteiro do vinho

Site

Facebook da Fundação Eugénio de Almeida 

Facebook da Adega Cartuxa

 

 

08/02/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Presidente do COMPETE 2020
Rui Vinhas da Silva