Frulact aposta na I&D e em processos e produtos sofisticados e inovadores
Conforme testemunhou aquando da visita ao setor agroalimentar, durante o corrente mês de março, Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020, conta que “a Frulact é uma empresa que aposta fortemente na I&D tendente à procura de processos e produtos sofisticados e inovadores.” Quanto à necessidade constante de inovar, o presidente do COMPETE 2020 refere que “esta é uma empresa servida por gente que não tem medo de tentar e esta filosofia é materializada no desenvolvimento constante de novos produtos que são testados e lançados no mercado, procurando dessa forma responder a requisitos específicos de consumidores exigentes em mercados de elevado rendimento disponível. A Frulact é assim uma empresa inovadora que promove internamente ideias tendentes à criação de novos produtos.” Rui Vinhas da Silva conclui “esta é também uma empresa que reconhece a importância crítica das marcas e da sua gestão cuidada no imperativo de progressão a jusante em cadeias de valor internacionais complexas, em mercados implacáveis onde consumidores escolhem cada vez mais segundo critérios de intangibilidade da oferta, elementos que vão para além do benefício funcional do produto e que enviesam a escolha a favor dos que conseguem tocar no imaginário de consumidores que de outra forma não têm qualquer razão para nos escolher e aos nossos produtos em detrimento de outros com ofertas funcionalmente idênticas. “
Breve resumo da empresa
> História
1987 – A Frulact nasceu no norte do país, na Maia, em 1987.
1998 – A Frulact expande-se na Covilhã, no Ferro, com uma nova unidade fabril, localizada nas proximidades das grandes zonas de cultivo de fruta.
1999 – Internacionalização A Frulact chega a Marrocos para servir uma fileira de indústrias do sector alimentar e o mercado de grande consumo.
2000 – Expansão A Frulact continua o seu processo de expansão e chega à Tunísia em 2000 com uma nova fábrica, que serve de plataforma de aprovisionamento dos mercados do Norte de África e Médio Oriente.
2006 – Desenvolvimento Este é o ano que prova a aposta no desenvolvimento do grupo Frulact com o início da laboração da nova fábrica em Tortosendo, na Covilhã. Uma unidade estrategicamente localizada próximo de zonas de elevada produção frutícola. Ainda em 2006, a Frulact dá mais um passo na conquista da Europa com a aquisição de uma empresa francesa do sector - a GBP (Granger Bouguet Pau). A nova Frulact França reforça a estratégia de proximidade aos clientes, no segundo maior mercado europeu do seu core-business.
2007/08 – Extensão
A Frulact aumenta a sua penetração no Norte de África e no Médio Oriente com a instalação de uma unidade fabril na Argélia e outra em Marrocos.
2009/10 – Sustentabilidade
Em 2009/10 a Frulact continuará a apostar a sua presença nos mercados Francês e Europeu, aproveitando as oportunidades.
2011/12 – Frutech e Consolidação da presença internacional
O ano de 2012 marca a concretização do Frutech – Centro de Inovação e Tecnologia AgroAlimentar, que serve de alavanca à aposta e otimização dos investimentos realizados ao longo de vários anos em termos de Inovação e Tecnologia para a prossecução dos objetivos que a Frulact acarinha particularmente: A sustentabilidade e a melhoria contínua do serviço ao cliente.
Perseguindo o ambicioso objetivo de globalizar os seus negócios, a Frulact concretizou igualmente, em meados de 2012, o início das operações de duas novas unidades industriais: A Innovafruits em Marrocos e a Frulact South Africa em Pretória na África do Sul.
Este período marca igualmente a celebração do 25º aniversário do Grupo Frulact.
> Investigação & Desenvolvimento
A Frulact é a única empresa do país e encontra-se no top 5 europeu na sua área de negócios. Para merecer a confiança dos seus clientes, entre os quais estão as principais multinacionais do sector agroalimentar - Nestlé, Danone, Lactalis, Yoplait, Emmy, Leche Pascual, Andros, Unilever - para além de muitas outras empresas de relevo nacional e internacional, a Frulact necessita de inovar de uma forma permanente.
Com um volume de negócios de 29 milhões de euros a empresa exporta 95% da sua produção. O conjunto do grupo Frulact tem um volume de produção de 38 000 t e gere unidades industriais em quatro países, Portugal, França, Marrocos e Argélia.
Considerando as três trajetórias tecnológicas tipificadas para o sector dos produtos hortofrutícolas transformados (produção em massa, inovação tecnológica e oferta especializada), a Frulact enquadra-se no contexto da oferta especializada. Enquadram-se nesta categoria os produtores de ingredientes especializados que serão utilizados pelas grandes etiquetas agroalimentares. Empresas nesta trajetória possuem normalmente uma intensa inovação de produto interna, recorrem ao exterior para a inovação de processo e assumem-se como importantes fontes de inovação para as grandes marcas agroalimentares. A inovação de produto neste segmento exige um forte conhecimento sobre os aromas, texturas, sabores, cores e formas de os manipular tecnologicamente e de incorporar novos ingredientes para obter produtos de valor acrescentado.
A Frulact possui uma atividade de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) intensa e única no panorama agroalimentar nacional. A atividade de IDI envolve 26 colaboradores altamente qualificados e treinados para desenvolver novos produtos. Para além do centro de IDI na Maia, a Frulact mantém duas pequenas equipas de desenvolvimento no estrangeiro, uma em França e outra em Marrocos. A atividade de IDI da empresa resulta no desenvolvimento de cerca de 1800 produtos por ano. Destes, cerca de 15% são produtos inovadores. A Frulact detém ainda uma patente registada em 2006 que está agora a iniciar a exploração comercial.
A Frulact mantém um estreito contacto com a envolvente científica e tecnológica em busca de fontes de conhecimento, de inovação e de capacidade de resolução de problemas. A relação entre a Frulact e o Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) traduziu-se por projetos em parceria com diversas universidades.
Na Frulact a investigação e a inovação fazem parte do ADN. Neste contexto os instrumentos de incentivos ao ID&T foram catalizadores da estratégia de diversificação de produtos inovadores. Numa lógica de trabalho com várias empresas e entidades de conhecimento, a Frulact encontrou no COMPETE formas de otimizar a sua estratégia de posicionamento, assumindo-se como empresa de referência na inovação.
Conheça os projetos apoiados consultando o Roteiro.
Iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor
No âmbito da iniciativa "COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor", o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, começou a sua visita ao setor agroalimentar no dia 14 de março, envolvendo 16 empresas de um setor estratégico para o país: a indústria agroalimentar.
O sector agroalimentar apresenta uma grande dispersão e pulverização empresarial, mas tem apresentado uma capacidade de inovar e de incorporar valor nos seus produtos que se reflete no peso das suas exportações e no fôlego de novas ideias e novas empresas.
O roteiro da visita procurou ser o mais abrangente possível abarcando a riqueza do setor e analisando as vantagens competitivas de cada empresa Segundo dados do INE (2014), este setor contribuiu para a economia nacional com um volume de negócios de 14,8 mil milhões de euros, e um VAB de 2,7 mil milhões. É a segunda indústria que mais emprega em Portugal, com mais de 100 mil postos de trabalho diretos e cerca de 500 mil indiretos. Tem registado nos últimos 5 anos uma taxa de crescimento de exportações superiores às importações e é fundamental para afirmar a nossa autossuficiência alimentar e garantir a sustentabilidade do consumo nacional.
Nesta visita o presidente do COMPETE 2020 foi acompanhado pela Doutora Isabel Braga da Cruz, Diretora Executiva da Portugal Foods, entidade que colaborou estreitamente na organização. A Portugal Foods é uma associação formada por empresas, por entidades do sistema científico e tecnológico nacional e por entidades regionais e nacionais que representam os vários subsetores que compõem o setor agroalimentar português.
Links
Roteiro | COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor | Agroalimentar | Vol. III http://bit.ly/1P3mDcs Website | http://www.frulact.pt/ Linkedin https://www.linkedin.com/company/frulact?trk=company_logo Artigo “A inovação que sabe bem - Como Portugal está a criar os sabores do futuro” | In Exame- 01-03-2016 http://www.poci-compete2020.pt/admin/fileman/Uploads/Documents/Agroalimentar_Inovacao_Exame.pdf Artigo O COMPETE - PROGRAMA OPERACIONAL FACTORES DE COMPETITIVIDADE apoia a Investigação e Desenvolvimento no sector alimentar | A rentabilização dos produtos alimentares em prol de mais bem-estar | http://www.pofc.qren.pt/media/noticias/entity/o-compete-programa-operacional-factores-de-competitividade-apoia-a-investigacao-e-desenvolvimento-no-sector-alimentar--a-rentabilizacao-dos-produtos-alimentares-em-prol-de-mais-bem-estar?fromlist=1 Portugal Foods | Website PT http://www.portugalfoods.org/ PortugalFoodsTV http://portugalfoods.tv/
Links Relacionados
Roteiro | COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor | Agroalimentar | Vol. III