FLEXCRAFT - Flexible Aircraft
Pretende-se, com o projeto FLEXCRAFT, aprofundar um dos conceitos de aeronaves gerados pelo projeto newFACE (financiado pelo QREN) - o Utility - visando dar resposta a diferentes missões civis, tais como, transporte comercial de passageiros e carga; apoio a atividades de proteção civil (para instituições como polícia, bombeiros, emergência médica); agricultura, entre outros. Com este projeto pretende-se validar o conceito Utility, uma aeronave com capacidade STOL (Short Take-Off and Landing), procurando melhorar novas configurações de aeronaves, desenvolver novos processos de produção, integrar novos materiais, de forma a criar uma solução sustentável, eficiente, flexível e adaptável ao tipo de utilização solicitada. O produto-conceito Utility será progressivamente validado através de demonstradores evolutivos procurando responder aos principais desafios tecnológicos identificados no setor aeronáutico.
Devido aos longos ciclos de desenvolvimento dos produtos aeronáuticos, foi adotado uma estrutura de projeto com três linhas de desenvolvimento que serão incrementalmente validadas através de demonstradores evolutivos:
1) “Voo e Operação”, para definir a configuração final da aeronave e estudar a sua dinâmica de voo através de metodologias “MBSE”, Model Based Systems Engineering;
2) “Versatilidade e Usabilidade”, para temas como a organização interna a bordo, a otimização do espaço, acessibilidade, ergonomia, funcionalidade, modularidade e flexibilidade para diferentes missões, estudo complementado com a construção de uma mock-up à escala real para permitir a avaliação física do conceito a esse nível; e
3) “Materiais e Processos de Produção”, para avaliar os processos de produção de compósitos capazes de reduzir os custos de produção através da integração de componentes, resultando em dados sobre materiais e avaliação do potencial de produção integrada de estruturas complexas através de painéis demonstradores de subestruturas primárias.
A estratégia de validar progressivamente as soluções através de três linhas de demonstradores evolutivos leva, além da evolução de maturidade tecnológica do conceito Utility, a avanços em tecnologias, serviços e produtos viáveis a médio prazo (2025), e à capacitação das entidades envolvidas (de novas competências e novos conhecimentos), aumentando a sua competitividade no mercado aeronáutico mundial.
Parceria
O projeto é desenvolvido pela SETsa (Sociedade de Engenharia e Transformação S.A.) em co-promoção com a Almadesign, Lda., a Embraer Portugal S.A., o INEGI (Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial) e o Instituto Superior Técnico. O consórcio carateriza-se pela sua multidisciplinaridade e complementaridade, necessária para o sucesso do projeto, aliando experiência na área do design industrial, engenharia de materiais, projeto mecânico e aeronáutico, entre outros. O projeto conta ainda com duas entidades de relevo do setor aeronáutico, como membros do Advisory Board, contribuindo, sempre que possível, para que a solução a ser desenvolvida possa ir ao encontro das necessidades e tendências futuras do setor aeronáutico. As entidades em questão são a Embraer S.A. e a OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal.
De acordo com Leonel de Jesus, R & D and Prototype Coordinator,
O apoio do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, permite o aumento do nível de investimento na procura e desenvolvimento de novos processos e soluções, assim como, da melhoria da qualidade do projeto. Neste sentido, as iniciativas de apoio ao desenvolvimento tecnológico, do COMPETE 2020, são fundamentais para estimular a inovação e a criação de valor por parte de todo o consórcio no projeto Flexcraft.
Apoio
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT Empresarial) em Co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 3.217 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 1.774 mil euros.