Fashion-tech – Prémio nacional de moda e tecnologia
A fusão da moda com a tecnologia apresenta-se como uma das inovações mais disruptivas em termos do impacto generalizado que terá na sociedade, com aplicações que vão da área do desporto à saúde ou como extensão da capacidade expressiva dos objetos de moda que usamos diariamente. Com a miniaturização dos dispositivos computacionais e o desenvolvimento dos chamados têxteis inteligentes, tem-se vindo a assistir a uma cada vez maior integração das indústrias da moda e da tecnologia. Para muitos analistas, o ano de 2015 representará o inicio da maturidade para este sector que representa já globalmente um valor entre 3 a 6 mil milhões de dolares e se espera venha a valer 50 mil milhões em 2020.
Considerando a importância do sector têxtil em Portugal e do desafio com que se depara na relação cada vez mais estreita com a tecnologia, este concurso pretende contribuir para dinamizar a área da Moda e Tecnologia em Portugal, aproximando estes dois sectores, num processo cada vez mais colaborativo.
Este prémio apresenta um percurso com etapas complementares que pretendem assegurar um apoio sustentado aos participantes. Numa primeira fase de 1 de Agosto a 6 de Setembro serão aceites propostas de ideias e conceitos inovadores. Os 40 melhores projetos ganharão um kit de desenvolvimento e presença num dos workshops de Setembro, com vista ao desenvolvimento dessas ideias.
De 6 a 18 de Setembro decorre o período de candidatura dos protótipos funcionais. Os autores dos quatro melhores protótipos serão premiados com uma viagem de uma semana a Londres com um programa de imersão intensa na realidade da moda e tecnologia do Reino Unido, organizada por especialistas do British Council.
Mais informações sobre este concurso poderão ser consultadas no website: