Exportações da ITV continuam a crescer acima das exportações nacionais
O mês de novembro de 2015 revelou ter sido bastante positivo para as exportações da Indústria Têxtil e Vestuário (ITV), as quais registaram uma evolução mensal homóloga superior a 10%, tendo assim registado um crescimento muito superior ao verificado nas exportações nacionais de bens, as quais, segundo o INE, cresceram 4,5% no mês de Novembro.
Neste momento, as exportações deste setor registam já o valor de 4.467 milhões de euros, e é já certo ser possível concluir o ano de 2015 com um valor superior a 4.800 milhões de euros e uma taxa de crescimento próxima de 4,5%.
Os destinos com maior crescimento absoluto continuam a ser a Espanha (acréscimo de 148 milhões de euros no período em análise), EUA (acréscimo de 56 milhões de euros, com uma evolução de 28%), a Noruega (aumento de 15 milhões de euros e uma taxa de crescimento de 62%) e a Alemanha (com um acréscimo de 8 milhões de euros).
Em vésperas da Heimtextil, uma das maiores feiras internacionais para os produtos da fileira casa, que se realizará em Frankfurt, de 12 a 15 de janeiro, e onde estará presente um grupo significativo de empresas portuguesas (75 no total, 32 das quais com o apoio da Associação Selectiva Moda, numa iniciativa cofinanciada pelo Portugal 2020) a expor os seus produtos, é com grande satisfação que registamos um crescimento sustentado das exportações destes produtos ao longo do ano de 2015. Considerando os dados disponíveis até ao momento, a ATP estima que, em 2015, as exportações de Têxteis Lar e outros artigos têxteis confecionados atinjam o valor de 700 milhões de euros, com um crescimento superior a 7% e uma quota no total das exportações da ITV de 15%.
Conscientes do valor deste subsetor na economia nacional, bem como da relevância desta feira para a internacionalização das empresas portuguesas, a ATP convidou o novo Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, bem como o Secretário de Estado da Industria, João Vasconcelos, para uma visita à Heimtextil, no dia 12 de janeiro, a fim de contactar e conhecer diretamente algumas das empresas deste setor.
Fonte: Selectiva Moda