Portuguese Jewellery Newborn finalista dos European Enterprise Promotion Awards .
(Clique na imagem e veja o filme do Evento Portuguese Jewellery Newborn)
O projeto Portuguese Jewellery Newborn promovido pela AORP Associação Ourivesaria - que contou com o apoio do Compete2020 - é finalista dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA) e irá representar Portugal na final internacional que decorrerá em Helsínquia.
A AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal criou a marca “Portuguese Jewellery Newborn, para promover os novos talentos da joalharia nacional. A ideia foi reinventar o sector tradicional sob o chapéu de uma marca de promoção única, que representasse a criatividade e o trabalho desenvolvido pelos novos designers nacionais. A Portuguese Jewellery Newborn serviu de ponto de partida para jovens criadores promoverem a sua marca a nível nacional e internacional.
«A joalharia portuguesa é um dos setores de maior tradição em Portugal. Mas a tradição constrói-se todos os dias. Os jovens criadores abrem novos caminhos à joalharia portuguesa e a AORP tem como objetivo ajudá-los a trilhar estes novos caminhos, tanto no mercado nacional como internacional.», refere Ana Freitas, presidente da AORP.
Resultados do projeto
O poder do Portuguese Jewellery Newborn levou a ourivesaria portuguesa a conceber atraentes peças, inovadores modelos de negócio entre os novos criadores (Newborn) e empresas tradicionais, a identificar os canais certos para levar a outra dimensão um setor que precisava de um rejuvenescimento para brilhar. O label “NewBorn” é a ferramenta para concretizar o desígnio de um setor rico e qualificado que inova na tradição e cativar jovens talentos, usando uma metodologia assente em: adaptar, ajustar, trabalhar, promover, comunicar, comercializar e internacionalizar para encontrar o reconhecimento.
Entre outros, referem-se três exemplos retirados de entre os 37 participantes nos Newborn que ilustram e caraterizam a dinâmica, retratando na sua singularidade, as grandes linhas de renovação e o relançamento da ourivesaria portuguesa:
#A designer Liliana Guerreiro ganhou o prémio de melhor peça na feira Inhorgenta, 2017, no segmento da Fine Jewellery, recebendo investimento estrangeiro.
#A Li Furtado, fundadora da Cinco Store (2017), em maio de 2019 exportava já para 40 países, com a Coreia do Sul, no topo desta lista (27,10% das vendas).
#As 5 jovens designers que compõem a Collectiva, através da Newborn consolidaram as marcas individuais e lançaram a Collectiva fosse lançada. Atualmente, têm uma loja/galeria onde convidam designers portugueses e promovem a Collectiva Meeting, a primeira feira de joalharia e arte contemporânea organizada em Portugal.
O setor da ourivesaria portuguesa rejuvenesce pela dinâmica de renovação e pela mudança no perfil empreendedor: a AORP regista 230 novos associados entre 2016 e 2019, dos quais 207 são novas empresas (90%).
Com a iniciativa “NewBorn” conquistam-se ganhos inimagináveis em reputação: o setor reinventou-se para a exportação, cujos consumidores têm vindo a despertar para a qualidade do fabrico inovador português, ganham-se prémios, criam-se redes, criam-se dinâmicas com repercussão no setor e global.
Em finais de 2018, as exportações alcançaram o máximo histórico de 100 milhões de euros, um crescimento de 53% em 3 anos. A previsão é que seguindo esta trajetória de crescimento, as exportações atinjam os 150 milhões em 2022.
European Enterprise Promotion Awards
Os European Enterprise Promotion Awards (EEPA), são uma iniciativa da Comissão Europeia (coordenada em Portugal pelo IAPMEI), alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020 e que distingue as melhores práticas de promoção do empreendedorismo em toda a Europa.
Desde 2005 que o concurso identifica e distingue os melhores projetos em várias áreas que apoiem e estimulem a iniciativa empresarial e onde Portugal tem uma tradição vencedora.