Encontro SAMA é uma montra de projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020
Henrique Figueiredo, Secretário Técnico responsável pela Transformação Digital da Administração Pública do COMPETE 2020, teve a seu cargo a intervenção de abertura de mais uma sessão dos “Encontros SAMA 2020”, onde foram divulgados três projetos cofinanciados por este Programa: Infraestrutura Nacional de Dados; Plataforma de Dados de Saúde na Totalidade do Sistema de Saúde e Dados Abertos Defesa +.
Organizada pela AMA, na passada segunda-feira, dia 2 de outubro, a Jornada de Dados, incluiu um Encontro SAMA, onde foram apresentados casos de sucesso de disponibilização e partilha de dados na Administração Pública.
O Sistema de Apoio para a Transformação Digital da Administração Pública desempenha um papel crucial na modernização e eficiência do setor público. No quadro das várias dimensões incluem-se o estímulo à produção e utilização de dados, incluindo a disponibilização de dados abertos. A gestão e partilha de dados de forma acessível e transparente são pilares essenciais para a melhoria dos serviços públicos e o fortalecimento da relação entre os cidadãos e a Administração Pública. Além disso, é de suma importância, na fase de encerramento do COMPETE 2020, divulgar e dar a conhecer os resultados tangíveis alcançados através dos projetos cofinanciados. Esta transparência na prestação de contas não apenas valida o investimento público, mas também inspira confiança na capacidade do Estado em abraçar a digitalização e beneficiar a sociedade como um todo.
Henrique Figueiredo, Secretário Técnico responsável pela Transformação Digital da Administração Pública do COMPETE 2020, teve a seu cargo a intervenção de abertura de mais uma sessão dos “Encontros SAMA 2020”, onde foram divulgados três projetos cofinanciados pelo Programa:
• IND: Infraestrutura Nacional de Dados
Permite ao INE – Instituto Nacional de Estatística continuar a desenvolver as suas competências e melhorar a produção estatística e, simultaneamente, beneficiar a Administração Pública, os Meios de Comunicação, Organismo Internacionais e o público em geral, com uma capacidade de processamento e de análise acrescidas.
• Dados Abertos Defesa +
O projeto pretende assegurar e garantir a disponibilização dos dados estatísticos disponíveis no âmbito da Defesa Nacional de forma aberta, integrada, coerente e automatizada, permitindo o seu tratamento e análise em termos de gestão e investigação, contribuindo para a transformação digital da Administração Pública.
• Plataforma de Dados de Saúde na Totalidade do Sistema de Saúde
Trata-se de um sistema de partilha de dados de saúde, que permite que a mesma informação seja fragmentada e acedida pelos diferentes agentes da prestação de cuidados de saúde (utentes, profissionais vinculados ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e/ou convencionados) através de portais específicos, seguros e contextualizados, a partir dos sistemas de informação clínicos das instituições locais, onde permanecem guardados.
> Curiosidade | Sabia que o Plano Individual de Cuidados (PIC) - projeto integrante da Plataforma de Dados de Saúde na Totalidade do Sistema de Saúde, da SPMS - venceu o prémio Best Digital Workplace, nos Portugal Digital Awards 2019? Uma iniciativa que distingue os melhores projetos de transformação digital das organizações nacionais. Leia a
notícia