Montanhas Mágicas: Trilhos da natureza
Propomos-lhe a aventura!
As Montanhas Mágicas são o anfitrião de um conjunto de iniciativas que lhe vão mostrar as riquezas naturais e a história do vasto território montanhoso localizado no centro/norte de Portugal, entre os rios Douro e Vouga, constituído pelos maciços montanhosos da Gralheira e Montemuro (serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro) e a área administrativa dos municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.
Esta aventura insere-se na Campanha EuinmyRegion, a qual tem como objetivo incentivar os cidadãos a descobrirem projetos financiados pela UE.
São 8 trilhos para descobrir:
19 de maio | Visita afetiva à Aldeia dos Amiais
19 de maio | Trilho do Pombeira
19 de maio | Ard’Estrelas: Caminhada ao Entardecer
20 de maio | Percurso da Pedra das Bocas (Figueiredo de Alva)
24 de maio | Celebração do Dia Europeu dos Parques
26 de maio | Treking N’O Vale Mágico
27 de maio | Trilho do Paiva – Reriz
27 de maio | Hinking Trail - Trilhos com Coração - Vale de Aveloso
29 de maio | Caminhos do Vale do Urtigosa (Arouca – Rossas)
Síntese
As Montanhas Mágicas® são uma marca turística territorial que abrange um vasto território montanhoso localizado no centro/norte de Portugal, entre os rios Douro e Vouga, constituído pelos maciços montanhosos da Gralheira e Montemuro (serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro) e a área administrativa dos municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.
Apesar de cada um dos sete municípios do território já trabalharem o turismo de, forma individual, a criação da marca Montanhas Mágicas® veio, por um lado, reforçar a identidade territorial, dar dimensão e aumentar a massa crítica do setor, e por outro, dar um novo impulso e aumentar o estímulo ao surgimento de iniciativas privadas e públicas com vista à dinamização do turismo no território.
O projeto visou internacionalizar a marca/território Montanhas Mágicas®, bem como as empresas que nele atuam, direta ou indiretamente ligadas ao setor turístico, com o objetivo de dinamizar a economia desse território e de a tornar mais competitiva.
Sucintamente, este projeto tem promovido as potencialidades e riquezas do território Montanhas Mágicas, apostado nas novas tecnologias digitais para melhorar a oferta turística (nomeadamente de experiências e conteúdos) e apoiado os empreendedores locais a ultrapassar obstáculos para abordar novos mercados.
Apoio do COMPETE 2020
O projeto de internacionalização das Montanhas Mágicas foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Coletivas (SIAC) e envolveu um investimento elegível de cerca de 391 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 332 mil euros.