Düsseldorf acolhe inovação têxtil portuguesa

O certame internacional Medica Düsseldorf, dedicado à saúde e cuidados médicos, abre as suas portas de 16 a 19 de novembro, na cidade alemã de Düsseldorf. As cores portuguesas estarão representadas por três empresas nacionais: Barcelcom Têxteis –Collove – Fiorima – apoiadas pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal.

Sendo este o maior e mais importante evento do sector, e uma montra de extrema importância para o sector da saúde, a presença dos têxteis técnicos made in Portugal, que continuam a consolidar a sua posição no mercado internacional, é indiscutível. Produtos de compressão graduada, peúgas com tratamento anti-bacteriano, mangas para tratamento de linfedemas, são alguns dos produtos portugueses que poderão ser encontrados em Düsseldorf.

 

O Citeve - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, marca presença em mais uma edição do certame alemão, integrado na comitiva portuguesa presente. «Em destaque no espaço do CITEVE estará a oferta do centro em matéria de testes e ensaios na área da microbiologia têxtil e da citotoxicolgia, particularmente importantes para os produtos e dispositivos médicos ou para materiais têxteis destinados ao mercado da saúde e bem-estar. Também estará em demonstração um protótipo desenvolvido no âmbito do projeto RETEXMED, nomeadamente de uma bata reutilizável cujos materiais e estrutura foi especificamente desenvolvida para proporcionar uma maior eficácia no combate às infeções adquiridas em ambiente hospitalar (HAI’s), com características de desempenho ambiental e custo otimizadas, que a tornam numa excelente alternativa às soluções descartáveis», explica Helder Rosendo, sub-diretor geral do CITEVE.

 

Pela segunda vez consecutiva em Düsseldorf, a Collove terá em exposição vários produtos, com especial destaque para produtos de compressão graduada e produtos pré-mamã. «A área da saúde/bem-estar está em crescimento, daí, apostarmos em acompanhar esta tendência, conjugando a moda com produtos de prevenção e bem-estar. Temos boas expectativas, esta é a nossa segunda edição e a primeira foi positiva. Neste sentido, pensamos que será importante, fazer novamente abordagem a este mercado», revela Mónica Morais, export manager da empresa.

Peúgas de compressão, Diabetic Friendly,peúgas com tratamento anti-bacteriano, com tratamento anti pé de atleta e anti- frieiras, são alguns dos produtos em destaque levados pela Fiorima. «Desenvolvemos uma linha de produtos novos, ligados à area da saúde e esta é a feira ideal para os apresentar. O nosso principal objectivo é crescimento do volume de negócios neste segmento de mercado», explica Marco Macedo, sales manager da empresa.

Presença habitual na Medica Düsseldorf, a Barcelcom Têxteis apresenta as suas mais recentes inovações. Dos vários produtos da marca, nesta edição “fazemos um grande enfoque numa nova tecnologia de tricotagem de compressão graduada chamada “360 graus” onde desenvolvemos toda uma linha terapêutica e de uso diário direcionada para os grandes distribuidores farmacêuticos e/ou hospitalares. Insistimos na divulgação das novas mangas de tratamento para linfedemas Pradex, as mais evoluídas mangas no mercado mundial, assim como toda a linha hospitalar anti embolismo, a AntiEmboFit”, revela Nuno Mota Soares, project&business da empresa.

«A Medica é a maior montra mundial para empresas como a Barcelcom Têxteis onde podem mostrar as ultimas inovações a nível do têxtil técnico e crescer para novos mercados, essencialmente fora da Europa, a nossa maior expectativa», acrescenta.

A feira Medica decorre anualmente em Düsseldorf, sendo este o mais importante certame internacional do sector. Na edição de 2014 contou com cerca de 4800 expositores, numa área de 118 mil m2, com a presença de cerca de 128 mil visitantes.

A participação das 4 empresas portuguesas em mais uma edição da Medica, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda co-financiada pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos (FEEI), enquadrado no POCI (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização), no Portugal 2020 e COMPETE 2020. O projeto FROM PORTUGAL conta com cerca de 81 ações internacionais que decorrem no 2º semestre de 2015 e ano de 2016 que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes, num investimento total de mais de 13 milhões de euros.

 

10/11/2015 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE 2020
União Europeia