Hoje celebramos o Dia Nacional da Sustentabilidade!
Elaborámos um breve vídeo sobre 4 projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020 e liderados por quatro empresas que se destacam, em rankings nacionais e internacionais de sustentabilidade. A saber: Novadelta, do Grupo Nabeiro, Sonae MC, The Navigator Company e Neya Hotels.
> Novadelta
Falemos do essence; um projeto de desenvolvimento de formulações para o desenvolvimento de pastilhas de café solúvel ou torrado moído com biorevestimento para bebidas com perfil sensorial do café expresso. «O processo de produção está registado em duas patentes nacionais», comenta Cláudia Figueira, Innovation Manager na DIVERGE - Centro de Inovação do Grupo Delta.
Este projeto envolveu a colaboração entre a Novadelta (fábrica), o Centro de Inovação do Grupo Delta e as seguintes instituições de investigação científica: Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, a Universidade do Porto e a Universidade Católica do Porto.
O projeto Essence foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 622 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 401 mil euros.
Saiba mais sobre o projeto:
Entrevista | Essence: Novadelta aposta em revestimento inovador de pastilhas de café, de 27/11/2019
> Sonae MC
Desenvolver produtos, processos ou serviços inovadores que utilizem os recursos marinhos (peixe, macroalgas, microalgas e outros) de uma forma sustentável e circular é o principal objetivo do projeto ValorMar.
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto da Sonae Center propõe soluções inovadoras para a criação de novos produtos alimentares saudáveis, recorrendo a tecnologias sustentáveis e eficientes.
O projeto ValorMar, liderado pela Sonae MC – integra outras 17 empresas bem como 13 entidades do sistema de I&D, com ampla abrangência geográfica nacional. ValorMar desenvolveu soluções tecnológicas inovadoras que potenciaram a valorização e uso eficiente dos recursos marinhos através da integração das cadeias de valor, numa lógica de economia circular, articulando: aquacultura, indústria alimentar, biomédica, farmacêutica e cosmética.
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente programas mobilizadores, o projeto ValorMar envolveu um investimento elegível de cerca de 8 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 5,4 milhões de euros.
Saiba mais sobre o projeto:
ValorMar: A importância da preservação e exploração sustentável dos recursos marinhos, de 14/11/2019
Veja o breve vídeo no âmbito do Dia Nacional da Sustentabilidade, sobre 4 projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020 e liderados por quatro empresas que se destacam, em rankings nacionais e internacionais: Novadelta, Sonae MC, The Navigator Company e Neya Hotels.