Projeto Dermaterry: uma nova linha de artigos em felpo ao serviço da saúde e bem-estar
1. Âmbito
A proteção da saúde humana e o bem-estar são, atualmente, preocupações e um estilo de vida a nível global. O conceito de bem-estar tem vindo a tornar-se um bem social, representando um estado de equilíbrio saudável entre o corpo humano e a mente. Além da preocupação crescente com o retardar do envelhecimento, nomeadamente da pele, as condições ambientais, as mudanças climáticas e poluição, têm vindo a reforçar a preocupação com a proteção e cuidado da pele.
Identificando a necessidade no mercado de produtos para cuidado e proteção da pele, a Mundotêxtil decidiu avançar com um projeto para criar uma linha de artigos têxteis funcionais inovadores em felpo que satisfaçam em pleno as necessidades dos utilizadores e possibilite o acréscimo de propriedades dos produtos existentes tendo como resultado a melhoria da saúde e bem-estar dos utilizadores.
Com este projeto a Mundotêxtil procurou consolidar a sua aposta em produtos diferenciadores e de valor-acrescentado, dando continuidade ao esforço de valorização dos seus produtos.
2. Objetivos
O projeto Dermaterry visou a investigação e desenvolvimento de uma linha de artigos em felpo com propriedades multifuncionais, orientada para o cuidado e proteção da pele no sector da saúde e bem-estar, tendo como público-alvo mulheres e crianças.
Com este projeto pretendeu-se:
> Introduzir novas soluções em felpo com propriedades de hidratação, esfoliação da pele e de proteção UV.
> Obter uma avaliação clínica do desempenho das soluções desenvolvidas.
> Promover boas práticas de cuidado e proteção da pele nomeadamente à exposição solar.
3. Atividades de I&D
O projeto foi estruturado segundo as seguintes atividades:
> Aquisição e desenvolvimento de novos conhecimentos e capacidades para o desenvolvimento.
> Estudos preliminares.
> Especificações técnicas.
> Desenvolvimento do produto.
> Construção de protótipos.
> Testes/ensaios e validação.
> Divulgação, disseminação e marketing.
> Planeamento e controlo.
> Gestão técnica do projeto.
4. Resultados
> Linha de artigos multifuncionais (toalha que pode ser utilizada como peça de vestuário) com conceito e design diferenciador. A estrutura têxtil e cores foram certificadas pela norma UV STANDARD 801, apresentando um grau de proteção ultravioleta máximo UPF de 80. (Nº registo de proteção dos modelos: 002536466).
> Novas soluções em felpo com características multifuncionais para o cuidado da pele (hidratação e esfoliação da pele) em fase de registo da propriedade industrial através de patente. A avaliação clínica do desempenho das soluções desenvolvidas contou com a colaboração de voluntários (ensaios em ambiente real).
> A Mundotêxtil certificou o seu sistema de investigação, desenvolvimento e inovação de acordo com o referencial normativo NP 4457:2007 contribuindo para a contínua evolução da capacidade interna da empresa para implementar procedimentos e metodologias de I&DT.
5. Enquadramento no COMPETE
5.1 Dados do projeto e parcerias
O projeto teve início em Abril de 2012 e terminou em Setembro de 2014.
O promotor foi a empresa Mundotêxtil – Indústrias Têxteis S.A, contando com a colaboração de entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico (SCT), designadamente, o CITEVE - Centro tecnológico para as indústrias Têxtil e Vestuário e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
> A Mundotêxtil é uma empresa de referência na produção de felpos a nível internacional em mercados de elevado grau de exigência de qualidade. Dotada de meios de produção tecnologicamente avançados estabelece como prioridades: o Design, a Inovação, a Qualidade e a adaptação dos seus produtos às tendências de mercado e a públicos-alvo cada vez mais exigentes.
Utiliza marcas próprias ou privadas por forma a otimizar as características que conferem as condições de competitividade das marcas, identidade e posicionamento.
> O CITEVE - Centro tecnológico para as indústrias Têxtil e Vestuário, tem como missão o apoio ao desenvolvimento das capacidades técnicas e tecnológicas das indústrias têxtil e do vestuário, através do fomento e da difusão da inovação, da promoção da melhoria da qualidade e do suporte instrumental à definição de políticas industriais para o sector. Desenvolve a sua atividade de apoio técnico e tecnológico à indústria em seis grandes áreas de intervenção: Atividade Laboratorial (indutora da qualidade), Consultoria e Assistência Técnica (indutoras da melhoria do desempenho), Vigilância e Desenvolvimento Tecnológico, (indutores da inovação), Valorização de Recursos Humanos (indutora da excelência), e Cooperação com a Administração Pública (na definição e implementação de políticas para o sector e para as regiões de forte implantação do sector).
> A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) é a segunda mais antiga Faculdade da Universidade do Porto. O Serviço e Laboratório de Imunologia constitui um centro de formação pré e pós-graduado na área da Imunologia Humana, para profissionais da área da Medicina, Medicina Dentária, Ciências da Nutrição e de outras Ciências da Saúde. O Serviço e Laboratório de Imunologia é também um centro de referência para o desenvolvimento de meios complementares de diagnóstico, eficientes e inovadores, no âmbito da patologia humana que afeta o sistema imunológico ou por este mediada.
5.2 Testemunho | Dr. Rogério Matos, Consultor interno
“O apoio do COMPETE permitiu suportar parte do esforço da empresa no desenvolvimento de novas soluções, aumentar as suas competências em termos de I&D, estabelecer parcerias especializadas em áreas técnicas e científicas, como é o caso da parceria com o CITEVE e a FMUP. As soluções desenvolvidas permitirão ainda aumentar as capacidades de resposta da empresa a novas solicitações assim como o número de potenciais clientes permitindo explorar novos nichos de mercado e diversificar a sua presença no mercado têxtil-lar.”
5.3 Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico
Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, o projeto Dermaterry envolveu um investimento elegível de cerca de 548 mil euros e um incentivo FEDER de 287 mil euros.
6. Links
Site do Mundotextil - Indústrias Têxteis, SA
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Reputação Corporativa & Comunicação