DAPHabitat passa a ser reconhecido internacionalmente
A partir de agora, os materiais, produtos e sistemas da fileira da construção nacionais podem fazer o registo das suas Declarações Ambientais de Produto (DAP) com reconhecimento internacional através do DAPHabitat. O sistema nacional foi aprovado pela ECOPlatform, associação que reúne vários programas de registo DAP a nível europeu.
O DAPHabitat é o programa de registo nacional de Declarações Ambientais para produtos e serviços do habitat e passou por uma auditoria internacional por parte da ECOPlatform, no qual "obteve uma apreciação muito positiva por parte dos auditores internacionais", confirma o comunicado. Desta forma, as DAP feitas e registadas em Portugal passam a ter reconhecimento mútuo dos sistemas internacionais. Por outras palavras, o sistema português passa a ser reconhecido em países europeus com sistemas de registo activos, tais como a Espanha, Alemanha, França, Reino Unido, Suécia, Noruega, Áustria, Dinamarca, Polónia, Holanda, Itália e Eslovénia.
Com esta aprovação, as empresas de materiais e produtos usados na construção devem apressar-se a efectuar as declarações ambientais para os seus produtos, evitando assim uma situação de desigualdade com as empresas internacionais, quer no mercado interno, quer no externo.
Fonte: Edifícios e Energia