Caves Transmontanas: especialista em espumantes ‘premium’
As Caves Transmontanas (Vértice) “apresentam um modelo de negócios assente na diferenciação de produto, qualidade e inovação que já lhe valeram distinções internacionais de enorme prestígio, procurando dessa forma um posicionamento claro e valioso na mente de consumidores externos exigentes em mercados sofisticados e de elevado poder aquisitivo.” É desta forma que o presidente do COMPETE 2020 descreve a empresa, na sequência da visita efetuada no passado mês de janeiro no âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”.
Breve Histórico das Caves Transmontanas (Vértice)
As Caves Transmontanas assentam a sua notoriedade e particularidade no facto de produzirem exclusivamente Espumantes de sector Premium.
A empresa iniciou a sua atividade na década de 80, com um projeto ambicioso de produção de Vinhos Espumantes de qualidade superior na região do Douro, produzidos pelo Método Clássico.
A Adega está localizada em Alijó, mais precisamente na sub-região duriense do Cimo Corgo.
São produzidas anualmente cerca de 100.000 garrafas entre Espumante e Vinho. Deste total são exportados cerca de 20%.
Nos dias de hoje as Caves Transmontanas produzem seis gamas de Espumante e duas de Vinho.
Nasce uma lenda
Em 1988, nas encostas elevadas onde as brisas estivais sopram já excessivamente frias para a cultura do vinho do Porto, e os solos graníticos conferem aos vinhos de mesa um aroma inconfundível, outro nascimento notável viria a confirmar ao Alto Douro a sua reputada vocação - VÉRTICE Fruto da genial aliança entre a clássica tradição dos espumantes naturais (la Méthode Champenoise) e a mais antiga região vitícola demarcada no mundo, VÉRTICE é a celebração da qualidade, tanto no acompanhamento de uma refeição de requinte como também na vénia de singular aperitivo.
Atualmente não é necessário a envolvência de uma festa ou atividade similar para se poder degustar espumante. O espaço que este vinho conquistou nos apreciadores de vinhos, reflete toda a sua versatilidade e carácter. Este pode ser degustado como aperitivo, no decurso de uma refeição ou a acompanhar uma sobremesa e sempre servido a uma temperatura adequada - 7ºC a 9ºC. Pode ser bebido socialmente com amigos, ou com romance com a nossa cara-metade. Simples ou em cocktail; as possibilidades não são muitas, são imensas.
Contudo, sempre que se abre uma garrafa de espumante, acontece magia. E essa sim, é sempre motivo de celebração!
Iniciativa “ COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”
Esta visita inseriu-se na iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, dedicada à fileira vitivinícola.
Com a duração de uma semana, esta iniciativa incluiu a visita a 16 empresas do setor dos vinhos, procurando abranger todo o território do continente. A diversidade do setor e a sua representatividade regional permitiram uma seleção de percursos empresariais que se pretendem conhecer e analisar.
Para o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, esta visita ao sector do vinho, pretende “aproximar este Programa das empresas, com a consciência que os instrumentos económicos ao serviço destas devem contribuir para orientar a economia portuguesa na filosofia de criação e agregação de valor a produtos e serviços inovadores, baseada num entendimento absoluto do ambiente competitivo em mercados internacionais sofisticados, procurando refletir a sua heterogeneidade e especificidades.”
Links
Links Relacionados
Roteiro do vinho