Casa da Prisca une esforços para um posicionamento forte no mercado internacional

António Santos, administrador da Casa da Prisca, considera que “o apoio do COMPETE 2020 contribuirá de forma determinante para o posicionamento da empresa no mercado internacional e para a sua divulgação juntos dos mercados alvo”.

 

1. Síntese

Nascida há décadas numa aldeia histórica do distrito da Guarda – Trancoso – a marca, que começou por ser uma salsicharia, tem vindo a posicionar-se cada vez mais no mercado nacional e estrangeiro. A Prisca – Alimentação SA transforma carnes em enchidos e fruta em compotas, seguindo as típicas receitas da Beira Alta. Fabrica, também, as sardinhas as doces e um doce conventual típico de Trancoso.

Esta empresa tem como valores a tradição, os métodos e a reputação que acompanham a empresa e que vêm desde há várias décadas. É uma empresa de raiz familiar e resulta da vontade dos atuais administradores em darem continuidade a uma atividade enraizada na família há pelo menos 4 gerações: 1917 é o ano do arranque ininterrupto da atividade e, por isso, os proprietários falam em quase um século de tradição.

A marca Casa de Prisca, sob a qual a empresa comercializa muitos dos seus produtos, é hoje reconhecida ao nível nacional e internacional a vários níveis, em produtos que vão da charcutaria (como por exemplo, as alheiras, chouriças, presunto, etc.) aos doces, aos chutneys, os molhos e condimentos.

O presente projeto, cofinanciado pelo COMPETE 2020, visa dotar a empresa de todos os meios necessários à promoção e divulgação junto dos mercados internacionais que a empresa selecionou como estratégicos e emergentes. 

Este objetivo genérico será abordado através de quatro eixos complementares:

  1. explorar mercados internacionais estratégicos e emergentes através da prospeção de mercado e participação em feiras.
  2. investir em ferramentas de economia digital, nomeadamente eletrónicas e visuais para divulgação e promoção da entidade, através de ferramentas de marketing digital.
  3. preparação de material promocional, certificação pelas normas IFS/BRC. 
  4. registo de marcas no exterior.

Estão assim contempladas diversas atividades/investimentos para que a empresa continue a aposta na sua estratégia de crescimento no mercado exterior.

 

2. Testemunho do Promotor

Em declarações ao COMPETE 2020, António Santos, administrador da Casa da Prisca, revela-nos, por um lado, o percurso que tem permitido à sua empresa levar o melhor da gastronomia regional a cerca de 30 países e, por outro, o papel do apoio do COMPETE 2020 na execução do projeto.

Face às perspetivas de crescimento condicionado do mercado nacional sentida logo no início da década passada, a empresa cedo percebeu que o horizonte de expansão da sua visão do negócio teria que ser alicerçada num percurso internacional e que passaria por vencer um significativo número de obstáculos das empresas portuguesas produtoras de alimentos, para lá do habitual mercado da saudade.

Com uma clara necessidade de abordagem direta aos mercados internacionais, a empresa teve de se dotar de meios para uma abordagem ao mercado internacional.

O processo de internacionalização demonstra-se um processo moroso e com custos elevados cujo retorno não é imediato. São muitos os desafios encontrados e, desta forma, o apoio do COMPETE 2020 na execução deste projeto é fundamental para que consigamos dotar-nos dos meios necessários para atingir os objetivos a que nos propomos no mercado internacional e para que possamos avançar com investimentos que sem este apoio teriam de ser adiados.

A PRISCA entende que este apoio do COMPETE 2020 contribuirá de forma determinante para o posicionamento da empresa no mercado internacional e para a sua divulgação juntos dos mercados alvo”.

 

3. Enquadramento no COMPETE 2020

O período de execução do presente projeto, que tem por base o reforço das competências técnicas e a internacionalização através de vários fatores de competitividade, decorre entre 01/10/2015 e 30/09/2017. Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, o projeto envolve um investimento elegível de 436 mil euros, a que corresponde um incentivo FEDER de 202 mil euros.

 

4. Objetivos

O projeto tem como objetivo posicionar a PRISCA como parceiro estratégico para os seus clientes, ao nível nacional e internacional, através de mais e melhores fatores de diferenciação e através da resposta aos mercados internacionais e competitivos.

A empresa espera manter os clientes internacionais e evoluir para as vendas noutros mercados internacionais. Procurará reforçar a presença nos canais de exportação, baseado em distribuidores, quer portugueses, quer dos países de origem. 

A estratégia é apostar nos mercados definidos como preferenciais para os produtos nacionais (Noruega, Itália, Roménia, Canadá e Colômbia).

Apostar nos mercados atuais (Alemanha, Espanha, EUA, Inglaterra, França, Angola, Macau, Polónia, Luxemburgo, Singapura, Holanda, China e Brasil) e que necessitam de ser explorados disponibilizando mais produtos é também tido como fulcral.

Um grande objetivo a atingir com a realização deste projeto de investimento é o aumento do volume de negócios para o exterior em cerca de 15% até 2018.

 

5. Atividades

> Participação em várias feiras internacionais como a Alimentaria Barcelona, Sial Paris, Salon Gourmets Madrid, Cibus Parma Itália, HIP Madrid, Salon du Fromage Paris.

> Missões Empresariais para angariação de novos clientes e acompanhamento/gestão da carteira de clientes (Roménia, Noruega, Colômbia, Alemanha, Espanha, EUA, Inglaterra, França, Brasil, Angola, China, Polónia, Luxemburgo, Irlanda, Singapura, Holanda, Moçambique).

> Provas de degustação através da participação em roadshows e eventos internacionais. > Desenvolvimento de catálogos digitais.

> Registo de Marca Internacional (Noruega, Colômbia, EUA, China, Canadá, Angola, Macau e Brasil. 

> Certificação Norma IFS e BRC e Formação. > Website mobile.

> Desenvolvimento de Catálogos Multilingue.

> Desenvolvimento de material promocional.

> Conceção de Vídeo Promocional. 

> Publicidade em Jornais/Revistas.

 

6. Resultados Esperados

Com a execução deste projeto é esperado que a PRISCA consiga dotar-se de todos os meios necessários à execução da sua estratégia de internacionalização e proceder a uma abordagem profunda direcionada aos mercados externos. 

Acreditamos que a execução deste projeto é fundamental para o desenvolvimento da estratégia de internacionalização adotada. A realização deste projeto permitirá a angariação de novos clientes nos mercados externos em que já estamos presentes e a penetração em novos mercados internacionais, assim como a difusão da marca PRISCA ao nível internacional fruto da aposta no marketing digital e elaboração de material promocional diverso.

Permitirá também à empresa dotar-se de todas as ferramentas necessárias para responder às cada vez maiores necessidades e exigências dos mercados nacionais e internacionais e irá também contribuir significativamente para o aumento do conhecimento dos mercados internacionais.

 

7. Links

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20/12/2016 , Por Cátia Silva Pinto
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