Calçado nacional lança nova campanha internacional e quer aumentar a presença em mercados internacionais
Nova campanha internacional da indústria de calçado quer aumentar a presença em mercados internacionais celebrando ícones da arte nacional.
Prepare-se para conhecer a nova campanha da indústria de calçado nacional, onde se celebra a arte e alma portuguesa, porque a cultura e a indústria andam de mãos dadas nas campanhas internacionais dinamizadas pela APICCAPS e com o apoio do COMPETE 2020.
Há 12 anos que a indústria do calçado celebra as artes e a cultura nacional, caminhando a seu lado. Em 2022, a APICCAPS, homenageia as obras e os artistas de referência da pintura portuguesa, que simbolizam o que nos distingue como país, civilização e personalidade coletiva. O que nos torna únicos como povo num mundo cada vez mais aberto, diverso e global.
Este ano a narrativa fotografica dá corpo a obras de seis pintores portugueses de referência , elogiando a tradição e a alma portuguesa !
Poderá ser a indústria uma forte de arte? Esta é a premissa de uma campanha, conta com o apoio do Programa Compete 2020, e que pretende, mais do que elogiar o talento nacional e retratar uma identidade, abrir uma porta para o exterior.
A indústria portuguesa de calçado exportou 1676 milhões de euros em 2021, mais 12% face a 2020 e 6% abaixo de 2019, com o último trimestre do ano a superar "as melhores previsões".
"O último trimestre foi já o melhor de sempre (mais 6% do que em 2019) do calçado português nos mercados internacionais, para onde o setor exporta mais de 95% da sua produção", avança a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS) em comunicado.
De acordo com a associação, "ainda que os dados internacionais apontem para uma recuperação plena do calçado a nível mundial apenas em 2023, no caso português o último trimestre do ano superou já as melhores previsões".
A APICCAPS recorda que o impacto da pandemia provocou uma queda do consumo de calçado na ordem dos 20% a nível mundial, que se traduziu numa quebra de quatro milhões de pares, "o equivalente a 70 anos de produção de calçado em Portugal".
Na totalidade do ano 2021, Portugal exportou 69 milhões de pares de calçado, no valor de 1676 milhões de euros, tendo as vendas crescido "em todos os mais relevantes mercados", com destaque para o alemão, com um acréscimo de 28%, para 389 milhões de euros.