Calçado reforça aposta nos mercados extracomunitários e rubrica protocolo com a Emirates
A indústria portuguesa de calçado exporta mais de 95% da sua produção para 152 países nos cinco continentes e está fortemente empenhada em reforçar a aposta em mercados extracomunitários. Com esse objetivo, acaba de ser firmado entre a APICCAPS e a Emirates Airlines um acordo de “tarifas cluster”.
No âmbito desse acordo, as empresas da fileira de calçado passam a beneficiar de tarifas mais favoráveis em voos da Emirates. O desconto em causa é calculado sobre o valor da tarifa Publicada de Referência e consiste numa percentagem fixa, estando excluídos deste acordo os destinos Maldivas, Maurícias, Seychelles, Jeda, Medina e Sana.
O presente acordo está já em vigor e tem como data limite 30 de Abril de 2017, podendo vir a ser prorrogado por acordo entre as partes.
Recorde-se que, nos primeiros quatro meses de 2016, as exportações de calçado aumentaram 3,2%. A confirmarem-se estes resultados até ao final do ano, será o sétimo ano consecutivo de crescimento do setor nos mercados externos. Portugal passou a exportar mais 700 milhões de calçado por ano desde 2010. Exportações da fileira já ascendem a 2300 milhões de euros anuais.
Fonte: APICCAPS