Bairrada | Uma região, uma casta única, a aposta na inovação, a história contada pela Adega Cooperativa de Cantanhede
"A Adega de Cantanhede congrega um conjunto de produtores de vinho que isoladamente teriam muita dificuldade em sobreviver e muito menos em imporem-se no mercado internacional. A ligação ao Biocant permite uma simbiose entre um enfoque na pesquisa e desenvolvimento no setor dos vinhos e uma forte orientação de mercado traduzida na atribuição de reputados prémios internacionais que corroboram os vinhos da Adega de Cantanhede como de excelente qualidade. Uma forte aposta na inovação e na qualidade, bem como uma crescente orientação de mercado caraterizam a organização."
Cientes do enorme potencial das terras de Cantanhede para a produção de vinhos de qualidade superior, em 1954 um conjunto de 100 agricultores funda a Adega Cooperativa de Cantanhede.
Contando hoje com cerca de 700 viticultores associados ativos e uma produção média anual de 6 a 7 milhões de quilos de uva, esta Adega é o principal produtor da Região Demarcada da Bairrada, representando 30 a 40% da produção global da região e certifica cerca de 80% da sua produção, sendo líder destacado nas vendas de vinhos DOC Bairrada e IG Beira Atlântico.
A defesa das castas autóctones da região – Baga, Bical e Maria Gomes – bem como a inclusão no encepamento de outras castas nobres portuguesas (Touriga Nacional, Tinta Roriz, Cerceal e Arinto) mas também de castas internacionais adaptadas ao terroir da região (Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot e Chardonnay), confere aos seus vinhos um carácter único, que permite afirmar que os mesmos não são apenas mais um vinho, mas um valor acrescentado que se baseia em novos aromas e sabores.
- A Aposta na I&D e Inovação
O reconhecimento da enorme competitividade existente no mercado nacional e internacional e a permanente preocupação com a qualidade e segurança alimentar dos seus vinhos, conduziu nos últimos anos à modernização das suas infraestruturas e obtenção da certificação pela norma ISO 9001:2008 e ISO 22000:2005.
Nos últimos anos tem desenvolvido vários projetos de I&D na área da viticultura de precisão e enologia, em parceria com várias entidades científicas, nomeadamente o BIOCANT e o IPN - Instituto Pedro Nunes de Coimbra.
O seu portfólio inclui uma ampla gama de produtos. Em tinto, branco e rose os seus vinhos vão desde os vinhos de mesa até vinhos Premium (DOC, Reserva e Grande Reserva). Acresce ainda uma vasta gama de espumantes DOC, Aguardentes e Vinhos Fortificados. É um portfólio que, graças à sua diversidade, é capaz de atender a diferentes segmentos de mercado, com diferentes graus de exigência em qualidade, que resulta na presença dos seus produtos em cerca de 20 países.
- Prémios
O grau de reconhecimento da qualidade dos seus produtos vem sendo confirmado pelos prémios atribuídos, graças à participação permanente em concursos nacionais e internacionais, que se salda já em algumas centenas de prémios. Desde 2010 os seus vinhos e espumantes DOC Bairrada foram laureados entre outros prémios e distinções com mais de 250 medalhas nos mais prestigiados concursos internacionais e nacionais, com especial destaque para o IWSC Londres, Mundus Vini – Alemanha, Monde Selection – Bélgica, Concours Mondial de Bruxelles, Seléctions Mondiales des Vins - Canada, Effervescents du Monde – França e Berliner Wein Trophy – Berlin, sendo que não raras vezes se apresentam como os únicos vinhos e/ou espumantes DOC Bairrada laureados nos referidos concursos.
Em 2012 a Adega de Cantanhede recebeu o prémio “Adega Cooperativa do Ano 2011” no âmbito da iniciativa “Os Melhores do Ano” da prestigiada Revista de Vinhos, considerados como os “Óscares do Vinho em Portugal”. A mesma revista atribuiu em 2015 ao Enólogo da Adega, Osvaldo Amado, o prémio “Enólogo do Ano 2014”.
Em 2014 foi galardoada com o Prémio W "Melhor Produtor de Espumantes 2013", atribuído por um dos mais reconhecidos críticos de vinhos em Portugal - Aníbal Coutinho.
Em 2015 a Adega de Cantanhede foi incluída no TOP 100 dos Melhores Produtores Mundiais de Vinho, pela WAWWJ – Associação Mundial dos Jornalistas e Críticos de Vinho e Bebidas Espirituosas.
Apresentado ao mercado nacional em meados do ano passado, o projeto resulta da união da casta Baga aos espumantes da Bairrada. O projecto Baga Bairrada é uma iniciativa da Comissão Vitivinícola da Bairrada, aberta a todos os produtores da Região. Estabelece, de forma evidente, um standard colectivo para o espumante "Baga Bairrada", um produto distinto, com regras de produção e identidade gráfica próprias.
Assegura um estilo que pretende distinguir os espumantes Brancos de Uvas Tintas no mercado interno e perspectivar a sua afirmação no mercado internacional, onde o espumante português por vezes tem dificuldades em afirmar as suas especificidades. O objetivo deste projecto passa, assim, pela promoção e divulgação, a nível regional, nacional e internacional, do valor natural e patrimonial da casta Baga, típica da região da Bairrada.