O COMPETE 2020 já aprovou 2 mil milhões de euros de investimento para a economia nacional.
O COMPETE 2020 (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização) já aprovou 1.2 mil milhões de Euros de fundos da União Europeia, correspondendo a um total de 2 mil milhões de investimento para incrementar a competitividade nacional. O balanço é de 30 de abril e foi ontem apresentado ao Comité de Acompanhamento do COMPETE 2020, órgão colegial composto por representantes da Comissão Europeia, dos organismos intermédios, organizações patronais e sindicais e entidades públicas que atuam na implementação das políticas económicas, científicas e ambientais.
Neste fórum foi aprovado o relatório de execução do COMPETE 2020 relativo a 2015 e analisados pontos críticos para a concretização efectiva da missão do programa.
O ponto de situação a 30 de abril revelou a forte dinâmica da procura dos instrumentos por parte das empresas e das entidades da envolvente empresarial. Até à data foram aprovados 1.498 projetos, correspondendo a 793 empresas apoiadas diretamente, 1.564 empresas participantes em projetos conjuntos e 250 entidades não empresariais.
A região norte representa 45 % do total do incentivo aprovado e é a indústria transformadora que se destaca no cenário das aprovações do COMPETE 2020, representando 61% do incentivo.
O programa já fez chegar às entidades promotoras um total de 128 milhões de euros de pagamentos.