CLICURB: Qualidade da atmosfera urbana, alterações climáticas e resiliência

Apoiado pelo COMPETE, o projeto pretende colmatar o fosso entre as tendências de alteração do clima a nível global e o desenvolvimento urbano, considerando a inclusão de estratégias de adaptação no planeamento e processo de decisão.

 

1. Síntese

O âmbito do projeto CLICURB consiste em analisar, de forma integrada, as alterações climáticas e do desenvolvimento urbano, considerando a inclusão de estratégias de adaptação no planeamento urbano e no processo de tomada de decisão. Em detalhe, visa avaliar o impacto das alterações climáticas em áreas urbanas, usando como caso de estudo a área urbana do Porto.

O resultado mais relevante do CLICURB será um atlas urbano, para a situação atual e para meados do Século XXI. Este atlas será constituído por vários mapas relativos a:

  • Clima urbano,
  • Conforto térmico e bem-estar humano,
  • Emissões de poluentes atmosféricos,
  • Qualidade do ar
  • e fatores de resiliência.

Os resultados do CLICURB serão de grande utilidade para outras áreas de investigação e poderão ser alargados para futuros desenvolvimentos nas áreas da gestão de recursos hídricos, agricultura, turismo, transportes, fornecimento de energia, saúde humana, entre outras.

 

2. Descrição do projeto

2.1 Âmbito

As alterações climáticas constituem um dos grandes desafios do século XXI, e os seus impactes irão assumir particular importância nas áreas urbanas, onde estão concentradas grande parte da população mundial e das infra-estruturas. Há um crescente reconhecimento de que a poluição atmosférica e as alterações climáticas devem ser tratadas em conjunto, fornecendo uma oportunidade única para alcançar simultaneamente os objetivos de qualidade do ar e de política climática no médio prazo. São fundamentais soluções que ofereçam simultaneamente benefícios para a qualidade do ar e clima, tendo em conta o possível compromisso entre a saúde humana, segurança alimentar, água e ecossistemas. Para isso, é indispensável uma sólida base científica como parte integrante do desenvolvimento e implementação de tais soluções.

2.2 Objetivo

O projeto CLICURB pretende colmatar o fosso entre as tendências de alteração do clima a nível global e o desenvolvimento urbano, considerando a inclusão de estratégias de adaptação no planeamento e processo de decisão. Através de uma abordagem interdisciplinar será possível a análise integrada das alterações climáticas e do desenvolvimento urbano, incluindo estratégias de adaptação. A análise prospetiva foca-se em meados do século XXI na área urbana do Porto, zona que apresenta uma das maiores taxas de urbanização da Europa, ultrapassando simultaneamente os valores definidos na legislação Europeia para diversos poluentes atmosféricos.

2.3 Atividades

De modo a atingir os objectivos propostos, no projeto CLICURB as alterações climáticas (AC) serão caracterizadas através de um conjunto de simulações numéricas que permitirão aumentar a resolução espacial do modelo climático para a Europa até resoluções na ordem das centenas de metros sobre a região de estudo.

O impacte das AC sobre a qualidade do ar urbana será avaliado recorrendo a um modelo químico de transporte, utilizando como dados de entrada os campos meteorológicos obtidos e cenários de emissões produzidos no decorrer do projeto.

Estes cenários terão em conta a capacidade humana de adaptação às alterações climáticas através da quantificação de fatores de resiliência e efeitos dos fluxos de calor, dióxido de carbono e vapor de água na canópia urbana, com o intuito de reduzir a exposição e a vulnerabilidade da cidade às alterações climáticas.

Além das simulações numéricas com modelos atmosféricos de última geração, o projeto terá uma forte componente experimental que incluirá:

i) a realização de campanhas para medição de compostos orgânicos voláteis,

ii) a instalação de duas estações para medição de fluxos de energia, CO2 e H2O, e

iii) a realização de ensaios em túnel de vento para validação dos modelos a aplicar (Figura 1).

 

Figura 1 – Ferramentas utilizadas no projeto CLICURB: a) Cluster computacional (rede de computadores) utilizado para as simulações atmosféricas e exemplo de resultados obtidos para a escala nacional e para a escala local; b) Torre de medição de fluxos de calor, vapor de água e dióxido de carbono e detalhe do equipamento instalado; c) Túnel de vento do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro e maquete no seu interior.

2.4 Resultados esperados

A avaliação dos impactes das alterações climáticas na ocorrência de eventos meteorológicos extremos e de episódios de poluição atmosférica em áreas urbanas será o resultado mais significativo do CLICURB. A análise e compilação dos resultados permitirão a elaboração de um atlas urbano para a área urbana do Porto, para a situação atual e para meados do século XXI, constituído por vários mapas (clima urbano, conforto térmico, emissões, qualidade do ar e fatores de resiliência) que permitirão a identificação das áreas mais vulneráveis. Por sua vez será dada especial atenção à identificação de fatores de resiliência que moldam a capacidade de recuperação do ecossistema urbano. A integração dos resultados obtidos e sua análise agregada consubstanciar-se-á em linhas de orientação para o planeamento urbano e adaptação às alterações climáticas. Estas diretrizes permitirão a passagem de informação e conhecimento para áreas diversas de investigação, tais como, a gestão de recursos hídricos, agricultura, turismo, energia e saúde humana.

 

3. Apoio do COMPETE

> SAESCTN - Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional

O projeto “CLICURB” foi apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade.

Trata-se de um projeto no âmbito do SAESCTN - Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, na modalidade de Projetos de IC&DT de consolidação de competências e recursos em investigação. Envolveu um investimento elegível de cerca de 473 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 402 mil euros.

> Testemunho | Carlos Borrego - Investigador Responsável

“O apoio do COMPETE foi essencial para o sucesso do projeto CLICURB, nomeadamente para o cumprimento dos objetivos estabelecidos, contribuindo para a contratação de bolseiros, aquisição de equipamento e divulgação dos resultados em conferências nacionais e internacionais.”

 

4. Links

  • Página do projeto CLICURB | www.ua.pt/clicurb.
  • Artigo “Alterações climáticos em áreas urbanas”, in Ingenium, julho/gosto 2014

 

03/11/2015 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE