BIKE UP na “Finish Line”
Junho marcou o mês das últimas atividades do projeto BIKE UP e o encerramento do mesmo aconteceu na passada sexta-feira, dia 29, nas instalações da ABIMOTA. Neste momento foi também conhecido que “Flattie” recebeu o prémio de melhor ideia apresentada em Bike Call.
O Projeto BIKE UP que visou reforçar o empreendedorismo qualificado, jovem e criativo. foi promovido pela ABIMOTA - Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas Ferragens Mobiliário Metálico e Afins e implementado por GESTLUZ Consultores. Este programa de empreendedorismo para o setor das bicicletas foi aprovado no âmbito do COMPETE 2020.
Bike Finish Line, foi a ação que marcou o fecho deste programa, cuja cerimónia de encerramento foi aberta por Gil Nadais, Secretário-Geral da ABIMOTA, que começou por realçar que “a equipa (do Bike Up n.d.r.) demonstrou um enorme profissionalismo e levou este projeto muito mais longe do que eu esperava. Foi um projeto bem desenvolvido, bem adaptado às realidades e às necessidades nacionais.”
Após a apresentação da ABIMOTA, a cargo do Secretário-Geral, foi tempo de Ricardo Luz, em representação da Gestluz, apresentar os resultados de Bike Up, projeto que foi lançado em seis de maio de 2021.
Dois anos depois, foram desenvolvidas meia centena de ações, que envolveram mais de 1.300 participantes. De realçar as seis sessões de Bike School, que envolveram três centenas de jovens estudantes do ensino secundário; as onze sessões de Bike Universitiy, que tiveram a participação de mais de 320 estudantes universitários; Bike Shop em que 17 “worshops” envolveram 210 pessoas, os 140 participantes nas cinco ações de visitas a incubadoras e as mais de 140 horas de mentoria que foram desenvolvidas durante o projeto.
A ideia vencedora
O Bike Call, foi o concurso de ideias que foi desenvolvido ao longo destes dois anos. Durante este período foram recebidas propostas de ideias de negócio, tendo os oito projetos finalistas sido apresentados e defendidos na ação Bike Pitch, no passado dia 16 de maio.
“Flattie” é o nome do capacete que é fácil de transportar e, sobretudo, sustentável e cem por cento reciclável. Como base tem a tão portuguesa cortiça e uma vez desdobrado fica completamente plano. Está já numa fase adiantada de desenvolvimento e até já passou nos testes de impacto.
Este recebeu os cinco mil euros que serão certamente um apoio fundamental para a implementação da ideia, e levar o “Flattie” até ao consumidor final.
A cerimónia integrou ainda uma mesa redonda sobre o tema da atualidade do setor das duas rodas e mobilidade suave, que teve a moderação de Ricardo Luz e as participações de Pedro Conceição da InCycles; Thiago Lemos em representação da SwiftCarbon e Sérgio Rodrigues da BIKAP.
Nuno Mangas, Presidente da Comissão Diretiva do COMPETE 2030 e Vital Almeida, Presidente da ABIMOTA, encerraram a sessão.
Vital Almeida realçou o trabalho da ABIMOTA e deu uma nota de confiança para o futuro do setor nacional das duas rodas e mobilidade suave, dando inclusive o exemplo “das motos de competição que não têm retrovisores, porque estar a olhar para trás é criar condições para sair de pista, pois o foco tem que estar na frente.”
Nuno Mangas destacou o “conjunto de ações muitíssimo interessante” do projeto Bike Up e realçou os “investimentos feitos nos últimos 25 anos, na formação, que permitem ter pessoas melhor formadas, o que faz com que cada vez mais sejam reais os investimentos na investigação e desenvolvimento, maior incorporação de criatividade e desig.”
O Presidente do COMPETE 2030 realçou ainda que “as Agendas Mobilizadoras é um projeto que à nossa escala é de grande envergadura, muito consistente, com grande qualidade” e referiu ainda as as necessidades de manter o “foco no digital, sustentabilidade, transição verde, climática e energética.”
No final entregou em mão o prémio de cinco mil Euros, a Gabriel Ferreira Serra, o criador do projeto vencedor do Bike Call, o “Flattie”.
Fonte: Abimota