Projeto High Speed Shoe Factory é o ponto de partida para projeto europeu BEinCPPS
Num mundo onde a indústria 4.0 é uma realidade, sairão vencedores os que estiverem tecnologicamente mais avançados. O futuro da industria passa pela criação de fábricas mais inteligentes, com processos de produção cada vez mais eficientes, autónomos e customizáveis.
No sentido de preparar a industria de calçado para essa nova era, o CTCP participa no projeto Europeu BEinCPPS – Business Experiments in Cyber Physical Production Systems, que visa promover a implementação de sistemas de produção ciber-físicos em pequenas e médias empresas do setor do calçado.
Estes sistemas consistem na conexão, em rede, de objetos físicos, ambientes e máquinas por meio de dispositivos eletrónicos, que permitem a recolha, armazenamento e troca de dados. Estes sistemas são a base da industria 4.0. e funcionam com a Internet. São apoiados por sensores colocados a cada passo do processo de produção e vão permitir às fábricas uma maior capacidade e autonomia para agendar manutenções, prever falhas nos processos e se adaptar mais facilmente aos requisitos e mudanças não planeadas na produção.
O projeto BEinCPPS vai possibilitar a criação de uma plataforma de produção com base na cloud em cinco regiões europeias selecionadas (Lombardia na Itália, Euskadi em Espanha, Baden Wuertemberg na Alemanha, Norte de Portugal, e Rhone Alpes na França) e posteriormente nas mais diversas regiões europeias envolvendo centros de competência locais e pequenas e médias empresas.
Objetivo
O objetivo do BEinCPPS é melhorar de forma dramática a adoção de sistemas de produção ciber-físicos por toda a Europa através da criação e promoção de ecossistemas regionais de inovação constituída por centros de competência, empresas de produção e PME na área das tecnologias da informação.
Parceiros
O projeto envolve 23 parceiros europeus dos seguintes países: Itália, Espanha, Alemanha, França, Sérvia, Suíça e Áustria. Coordenados pelo Politécnico de Milano.
Estão envolvidos no projeto 4 entidades nacionais: o CTCP, a KYAIA, o INESC TEC e o CESE, que irão implementar ferramentas: ciber físicas, da internet do futuro, “big data analytics” entre outros, na região norte, concretamente no setor do calçado.
Um dos pontos de partida para esta implementação é um dos pilotos resultantes do projeto High Speed Shoe Factory. Após a implementação na Kyaia a experimentação será alargada a outras empresas e setores de atividade, visto que o projeto visa uma forte dinamização intra e extra setorial suportada pelos centros de competência (CTCP e o INESC TEC).
Mais informações em: http://www.beincpps.eu/
Fonte: CTCP