Shilling Capital Partners

Hugo Gonçalves

   

www.shillingcapital.com

 

 

 

   

 

   
O que é ser um Business Angel, um investidor? A definição mais clássica de investidor é alguém que tem como objectivo alocar capital em determinados projectos/negócios com o objectivo de ter o retorno financeiro desse capital. Contudo, na Shilling, acreditamos que um Business Angel é muito mais do que um simples investidor, dado o estágio e perfil das empresas em que investimos. Ser Business Angel é simultaneamente alguém com um grande apetite pelo risco e pelo elevado potencial de retorno, mas também alguém que quer dinamizar novas empresas e pessoas através da sua partilha de conhecimento, experiência e contactos. Na Shilling, algumas das principais motivações para ser Business Angel relacionam-se com a vontade acompanhar de perto a evolução tecnológica, de dinamizar o tecido económico Português, de promover a cultura de apoio à inovação e iniciativa, assim como a criação de emprego e riqueza.
   
Porque escolheu ser um Business Angel? A Shilling surge em 2011 embebida deste espírito de apoiar a nova geração de “criadores” e assim promover o empreendorismo e a dinamização económica. Acreditamos que o conjunto de investidores que constitui a Shilling é uma grande mais-valia para qualquer projeto e empreendedor, não só pelo reconhecido know-how e diversidade dos seus backgrounds, mas também pela proximidade e relação com os empreendedores. Tentamos promover uma relação de confiança e apoio constante aos empreendedores em que investimos, porque sabemos que a experiência de muitos e diferentes negócios e a personalidade complementar dos vários investidores irá trazer maior racionalidade e bom senso na sua tomada de decisão.
   
Desmistificar o fracasso é importante para quem quer trabalhar com um Business Angel?

Sendo um dos grupos de Business Angels mais activos em Portugal, a nossa perspectiva sobre os projectos e empreendedores está em constante evolução. A revolução tecnológica, o dinamismo dos mercados e necessidade de internacionalização são factores cada vez mais exigentes na criação de novos projectos/negócios, o que nos leva também a estar sempre na linha da frente sobre o melhor que se faz por todo o Mundo. Os tópicos que estavam mais em foco em 2012 mudaram significativamente para 2019, pelo que a nossa capacidade de perceber onde estão as melhores ideias, os empreendedores mais capazes e os modelos de negócio com mais probabilidade de sucesso, têm também de acompanhar esse ritmo acelerado.

   
Basta uma boa ideia para ter a sua atenção?

Na Shilling, valorizamos acima de tudo os empreendedores porque são eles que estão no dia-a-dia do projeto, que se deparam com as inúmeras e constantes dificuldades, que têm de tomar decisões difíceis e de executar todos os dias. Mais do que as ideias e planos, o segredo do sucesso está na capacidade de execução!

É isso que procuramos diariamente nos empreendedores que com quem falamos, a resiliência, garra, experiência, criatividade e ambição são factores que acreditamos serem chave para o sucesso. Sem dúvida, valorizamos experiências passadas, mesmo de fracasso, como empreendedores. A experiência permite cometer menos erros, permite antever dificuldades, permite delinear um melhor plano.

   
Os Fundos da União Europeia podem ter um papel importante na criação de soluções de investimento inovadoras? Desde 2011 que temos tido o apoio dos Fundos da União Europeia que pensamos terem sido um dos factores mais relevantes na forma como o ecossistema Europeu, mas em particular Português, ganhou tracção. Não há maior risco do que investir em startups, o que afasta bastante o apetite pelos investidores mais tradicionais. Se o retorno total de um fundo de Venture Capital provém de apenas 5-10% dos investimentos realizados, é fácil perceber que existe muito capital que acaba por não ter o sucesso desejado. É com este tipo de métricas que os Business Angels trabalham diariamente, o que torna ainda mais relevante os apoios da União Europeia de modo a dinamizar o sector. Acima de tudo, estes apoios tiveram o grande mérito de dar a capacidade de decisão de investimento aos Business Angels partilhando o elevado risco de investir em startups. Esperamos que o ecossistema possa atingir um grau de maturidade que não necessite destes apoios, mas até lá acreditamos ser um dos factores críticos de sucesso!

 

Conheça a Barkin e a Swichpayments, 2 Startups que receberam investimento dos Business Angels da Shilling Capital Partners:

https://www.barkyn.com/ - Tudo o que o seu cão precisa num único lugar, a nova felicidade do seu cão.

https://switchpayments.com/#/ - The payments infraestructure for interoperability

 

14/05/2019 , Por Miguel Freitas