Aveleda reinventa-se e aposta no online com muita criatividade
O projecto “Provas em Casa”, criado pela Aveleda e disponível no Instagram, promete descomplicar a linguagem do vinho através de workshops online gratuitos, em formato LIVE. Os workshops realizam-se todas as segundas, quartas e sextas pelas 19 horas em www.instagram.com/provas_em_casa.
Enquadramento
A economia atual atravessa uma enorme transformação e está a entrar em terreno novo.
Não estamos no momento zero da transformação digital. Numa perspectiva geral, qualquer negócio tem, no mínimo, um website. Ou então, gere os seus processos de produção recorrendo a tecnologias que permitam monitorizar cada equipamento, prever níveis de produção e, entre outras, assegurar a qualidade.
Contudo é preciso perceber que, ao mesmo tempo que ter um website, por exemplo, significa não estar no momento zero, não significa estar num estado avançado de transformação digital. A transformação digital é muito mais do que isto: Envolve ajustar o modelo de negócio beneficiando dos avanços tecnológicos, repensar os processos internos e a gestão da relação com o cliente . Atualmente os clientes estão online. Logo pensar o negócio passa por pensar estrategicamente o digital.
A Aveleda acredita que é tempo de solidariedade e responsabilidade social pelo que decidiram estar próximo dos clientes e da população local e global apostando no online com muita criatividade. Prova disso são as visitas virtuais à adega, as provas em casa e muito em breve, o lançamento da loja online, onde irá disponibilizar todos os vinhos da empresa, das marcas Casal Garcia, Quinta Vale D. Maria, Aveleda e Adega Velha, como também os queijos da Queijaria da Aveleda, compotas, bolachas, chás, chutneys e vouchers com diferentes experiências de enoturismo para quando voltarem a abrir as portas.
Iniciativa Provas em Casa
Numa altura em que a maioria da população nacional está confinada em casa, Francisca van Zeller, relações públicas da Aveleda, decidiu, em conjunto com outros colaboradores da produtora onde trabalha, criar este ciclo de workshops online gratuitos. O objectivo, além da partilha de conhecimento, é comunicar o vinho com curiosos e entusiastas, usando uma linguagem simples.
“O espírito do vinho é a partilha, a emoção e a experiência. Na Aveleda, cultivamos este espírito nos vinhos que produzimos e na forma como comunicamos. Estes workshops são uma forma de partilha de conhecimento de vinho para quem está em casa. O vinho é um produto muito diversificado, com muitos estilos, regiões e castas diferentes, que permitem que quanto mais se prova, mais conhecimento se adquire, mas também, mais se viaja. Queremos com estes workshops permitir uma viagem para todos que nesta altura, não o podem fazer”, refere Francisca van Zeller.
Se o primeiro workshop, realizado no dia 16 de março, se baseou nos passos básicos da prova – que copos escolher, a temperatura de serviço e os seis passos de prova – os próximos workshops já têm temas escolhidos: os estilos de vinho, as características das diferentes castas, etc. Após as reacções que vai recebendo, Francisca adapta os conteúdos dos workshops, sempre coadjuvada por 4 pessoas: a equipa de Relações Públicas da Aveleda, que desenvolve os conteúdos, e um designer que desenvolve o grafismo.
Depois dos primeiros workshops, as reacções não podiam ter sido melhores: “O feedback tem sido muito positivo. A linguagem aplicada é bastante simples, descomplicada e muito “caseira”. O vinho tem que ter estas características: é algo que nasce da natureza que pertence a todos, transformado por quem é experiente e tem conhecimento, e depois partilhado com todos. Acho que isso tem aproximado as pessoas. Os participantes têm-se sentido à vontade para partilhar questões, o que gostaram, o que gostariam de ver melhorado, etc. Tem sido muito entusiasmante”.
Links úteis
Aveleda
> Website
Notícia "Aveleda: Projeto de internacionalização dinamiza a marca Portugal no mundo"
Notícia "Investigação portuguesa estuda os efeitos do consumo moderado de vinho na saúde"