Altran revoluciona experiência de televisão com projeto “2nd Vision“
1. Síntese
O projeto “2nd Vision“, com início em Novembro de 2013, foi cofinanciado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT.
Tem como objetivo o desenvolvimento de uma solução capaz de disponibilizar, através de uma aplicação móvel, serviços interativos e complementares relacionados com a emissão do ecrã principal (TV) de forma automática e em tempo real, isto tanto para emissões em direto, gravações automáticas ou em time-shift.
Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), o projeto “2nd Vision” envolveu um investimento elegível de € 1.105.977,87 correspondendo a um incentivo FEDER de € 641.709,45.
Conforme refere Bruno Casadinho, da Altran, "na estratégia de projetos Altran, a actividade de I&D é um dos pilares essenciais na constituição da nossa oferta de soluções para o mercado nacional e internacional. Nos últimos 5 anos temos conseguido apresentar candidaturas no âmbito dos projectos QREN que têm sido considerados elegíveis no contexto do COMPETE. Estes financiamentos são um forte apoio na nossa estratégia e temos conseguido em conjunto desenvolver soluções de sucesso que nos permitem aumentar o posicionamento da Altran num sector fortemente competitivo. É nosso objectivo continuar a recorrer a estes programas do COMPETE de forma a sustentar o nosso crescimento planeado para os próximos 5 anos".
2. Âmbito
A Altran como lider de inovação do mercado europeu de Connected TV e Media procura desenvolver novas soluções tecnológicas geradoras de inovação na forma de consumir contéudos de televisão.
Neste sentido a Altran identificou uma oportunidade de inovação em 3 vertentes:
1- Novas formas de apresentação de informação aos consumidores de televisão;
2- Melhorar a qualidade de informação apresentada;
3- Criar uma nova experiência de ver televisão, seja TV por cabo ou de sinal aberto.
Para a concretização deste projecto, a Altran juntou-se à Universidade de Aveiro e à Outsoft para desenvolver a solução 2ND VISION que vem revolucionar a experiência de televisão através de conteúdo complementar e automático relacionado com o que estamos a assistir, isto de uma forma interactiva através de funcionalidades de Gamification. A solução 2ND VISION vem também simplificar o acesso ao conteúdo presente e passado da TV, sendo possível pesquisar dentro do próprio conteúdo televisivo.
Para os clientes da Altran (ex: Tv Broadcaster e Pay Tv Service Providers, a solução 2ND VISION vem criar novos canais de Retorno sobre o Investimento (ROI), através de Product Placement ou Advertisement, e fornecer dados (analystics) sobre o tipo de consumo que é feito pelo utilizador final com o conteúdo da TV.
3. Objectivos
Os objectivos que moldaram e definem a solução 2NDVISION são:
-Fornecer uma experiência de TV diferenciadora;
-Facilitar o acesso ao conteúdo da TV, pois as interfaces atuais são muito limitativas;
-Versatilidade para ser integrada em ambientes on-premises e SaaS;
-Modular para se adaptar aos vários contextos de instalação.
-Funcionar com conteúdos Live, Catch-up TV e VOD;
-Aumentar vendas cruzadas de canais temáticos e de nicho;
-Aumento de consumo de conteúdos do Vídeo Clube;
-Criar novos modelos de negócio, como Revenue Sharing;
-Aumento de receitas das plataformas de e-commerce.
4. Actividades
1-Estado da arte e análise de:
- User Experience;
- Usabilidade (User Experience);
- Conteúdo em tempo-real;
- Comunicação em tempo real;
- Técnicas de NLP e speech-to-text;
- Técnicas de sincronização;
- Reconhecimento de marcas, pessoas e contextos;
2 - Definição, desenho e desenvolvimento de :
Bus de comunicação;
- Módulo de processamento de imagem e áudio;
- Módulo de armazenamento de referencias visuais e áudio;
- Motor de consolidação e correlação da informação das várias fontes, dos vários clientes e contextos de aplicação.
- Motor de recomendações automáticas
- Módulo de gestão de eventos assíncronos;
- Módulo de sincronismo visual e áudio com o conteúdo da televisão.
- Módulo de gestão de campanhas e publicidade
- Módulo de backoffice para configuração e gestão da plataforma
- Módulo de recolha, construção e exploração de métricas de comportamento de utilizador
- Aplicação móvel com integração de todos os módulos enumerados anteriormente.
3 - Testes de Quality Assurance, segurança, performance aos:
- Sistemas end-to-end em ambiente live.
- Sistemas end-to-end em ambiente VOD.
- Módulos unitários em ambiente live.
- Módulos unitários em ambiente VOD.
- Aplicação
4 - Elaboração de Piloto, validação e análise das conclusões da fase de piloto.
5 - Aceitação final.
6 - Disseminação.
7 - Desenvolver novos modelos de negócios para on-premises, SaaS, e revenue sharing.
8 - Material de Vendas.
9 - Plano Go-to-Market.
10 - Plano de valorização da solução a médio/longo prazo
4. Ponto de situação
Após o final do desenvolvimento da solução, foram definidos três modelos de comercialização da solução “2nd Vision” (On Premisses, as a Service, Revenue Sharing) e o respectivo plano estratégico/comercial de abordagem ao mercado.
Estão a ser finalizados os materiais de comunicação interna e externa, de forma a iniciar a promoção da solução a nível mundial com foco especial na Europa.
Ainda não há resultados consideráveis, em termos de facturação, uma vez que a fase de promoção e comercialização só está prevista para o início de 2016.
Contudo, o plano de negócio considera um volume de negócio cerca de 3 milhões de euros no prazo de 3 anos.
5. Links
- Site da Altran: http://www.altran.pt/inovacao/idt.html#.VpPuJfmLTcc
- Página do projeto: 2ndvision.web.ua.pt
- Vídeo: https://youtu.be/1-PRev-PGcA
Links Relacionados
Site da Altran