AgriTraining: Formação Aplicada para o Setor Agroindustrial

O projeto visa - pela análise da oferta formativa e respectivas entidades formadoras e das tendências de evolução do mercado - propor planos curriculares com diferentes níveis de qualificação adequados às reais necessidades das empresas, para promover a sua competitividade pelo aumento as competências dos seus colaboradores.

 

1. Síntese

Hoje em dia, devido à crise nacional e internacional, existe a consciência que a eficácia e a eficiência das empresas do setor agroindustrial estão parcialmente relacionadas com as competências técnicas dos produtores e dos seus colaboradores. Assim tornar-se premente a melhoria das suas competências técnicas, a fim de promover o aumento da produtividade através do desenvolvimento e modernização de técnicas e sistemas tradicionais neste setor.

O projeto AgriTraining - Formação Aplicada para o Setor Agroindustrial é um projeto-âncora inserido na Estratégia de Eficiência Coletiva do Cluster Agro-Industrial do Centro. Visa a definição de uma estratégia de formação, de modo a adequar a oferta formativa fornecida pelas entidades formadoras nacionais às empresas do setor agroindustrial e consequentemente promover a competitividade destas pela melhoria das competências dos seus colaboradores. De abrangência nacional, o projeto é co- financiado pelo Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC) no âmbito do COMPETE/POFC.

O projeto destina-se à análise das necessidades formativas nas empresas do setor Agroindustrial, por cruzamento com a análise da oferta formativa e respectivas entidades formadoras ou instituições de ensino que as oferecem, e com as tendências de evolução do mercado. Assim, configuram-se como grandes objetivos do projeto: a avaliação, definição e organização da oferta formativa dirigida ao setor Agroindustrial disponível em Portugal; o desenvolvimento de respostas de formação diversificadas e flexíveis e acesso a novos e ajustados perfis formativos. Pretende-se assim, adequar a oferta formativa às reais necessidades das empresas, para promover a competitividade destas empresas pelo aumento as competências dos seus colaboradores.

 

2. Apoio do COMPETE

> Testemunho do coordenador | Pedro Dinis Gaspar, Professor da Faculdade de Engenharia - Universidade da Beira Interior

Conforme refere Pedro Dinis Gaspar “este projeto foi fundamental para esclarecer as empresas do setor agroindustrial sobre a oferta formativa disponível e de que modo esta se adequa às suas necessidades e às tendências de evolução do setor. Foram detetadas várias lacunas no que concerne às competências requeridas pelas empresas do setor. Neste sentido, os resultados do projeto incluem também o desenvolvimento de novos planos curriculares e ajustamento de planos formativos que respondem a estas exigências.

A divulgação dos resultados do projeto perante as empresas e público em geral permitiu clarificar várias interpretações desadequadas de perfis formativos, esclarecer acerca da oferta formativa disponível e quais as entidades formadoras e instituições de ensino que as promovem, descrever as tendências de evolução de mercado e quais as competências que serão exigidas aos colaboradores das empresas do setor para promover a competitividade destas. Foi realmente gratificante auxiliar os empresários e colaboradores de empresas deste setor a perspectivar um caminho no aumento das competências destinadas a potenciar os ganhos das empresas.”

> SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas

O projeto “AgriTraining – Formação Aplicada para o Setor Agroindustrial” foi foi cofinanciado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC).

Inserido na Estratégia de Eficiência Coletiva do Cluster Agro-Industrial do Centro, o projeto envolveu um investimento elegível de cerca de 347 mil euros, dos quais 291 mil euros são provenientes do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

> Parceiros:

  • Universidade da Beira Interior (UBI)
  • Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro (InovCluster)
  • Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior Agrária de Coimbra (IPC/ESAC)
  • Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior Agrária de Castelo Branco (IPCB/ESA),
  • Instituto Politécnico da Guarda (IPG)
  • Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

 

3. Descrição do Projeto: “AgriTraining - Formação aplicada para o setor agroindustrial”

Levantamento das necessidades formativas

De modo a proporcionar aos vários intervenientes da fileira Agroindustrial uma oferta formativa ajustada às suas necessidades, esta atividade pretende caracterizar o perfil formativo dos produtores e trabalhadores das empresas, através do registo das suas competências, interesses e nível de formação. Assim, esta atividade visa especificamente:

- Conhecer as carências formativas dos produtores e empresas da fileira Agroindustrial.

- Criar uma base de dados com as competências dos produtores/trabalhadores da fileira Agroindustrial que fomente a transferência de conhecimento e possibilidade de interajuda entre as empresas.

O levantamento das necessidades formativas foi realizado por meio de inquérito presencial a 2 colaboradores (um da hierarquia de topo e outro da base da hierarquia da organização) de 400 empresas, correspondendo a um total de 800 inquéritos aplicados. Adicionalmente, foi construído um guião de inquérito online enviado a um conjunto de outras empresas.

De salientar que uma análise cuidada aos resultados demonstra algum desconhecimento por parte dos colaboradores e chefias das empresas dos referenciais formativos incluídos na oferta formativa das instituições de ensino e entidades formadoras da sua região. Logo neste ponto é verificada a relevância deste projeto, pois um dos seus objetivos consiste na disseminação dos resultados das diferentes atividades com o intuito de divulgar, esclarecer e auxiliar as empresas do setor agroindustrial no processo de melhoria das competências dos seus colaboradores.

Nas áreas de formação definidas como prioritárias pelos inquiridos, para além daquelas que têm vindo a ser desenvolvidas nos últimos anos e para as quais o mercado dá uma resposta satisfatória, emergem novos domínios sobretudo no que concerne à gestão operacional, áreas técnicas e gestão da inovação e do conhecimento.

Levantamento das tendências de evolução do mercado

Esta atividade traduz uma das ferramentas de diagnóstico previstas no projeto e surge numa estratégia de complementaridade com outras atividades. Inclui-se a análise dos resultados dos projeto-âncora promovidos pelo Pólo de Competitividade e Tecnologia Agroalimentar (PCT) e pelo Cluster Agroindustrial do Centro (CAI), e que podem condicionar ao ajustamento/aparecimento de várias áreas de formação. Paralelamente e com o mesmo objetivo, inclui-se nesta atividade o levantamento das tendências de evolução do mercado para detetar novas áreas de intervenção e redirecionar a oferta formativa nesse sentido.

Nesta atividade, um inquérito especialmente produzido para este efeito, foi enviado via e-mail e respondido por 206 empresas. Dos resultados há a salientar que os setores mais importantes e decisivos em termos de alavancagem do setor agroindustrial português em termos de volume de negócios são:

- Preparação e conservação de carne e produção de produtos de carne;

- Fabricação de produtos de panificação e farináceos;

- Fabricação de produtos lácteos;

- Fabricação de outros produtos alimentares.

Os setores mais relevantes em termos de fatores diferenciadores face a tendências internacionais e de potencial são:

- Fabricação de vinho de uva;

- Fabricação de chá e café;

- Fabricação de açúcar;

- Processamento e conservação de peixes, crustáceos e moluscos.

Os objetivos prioritários para as empresas do setor agroindustrial português:

- Entrada em novos mercados e áreas de negócio;

- Reconhecimento e capitalização da marca no mercado internacional;

- Aumento da eficiência organizacional e processos.

As áreas de formação relevantes para o alcance dos objetivos futuros das empresas:

- Novas tecnologias e processos;

- Gestão;

- Qualidade;

- Ambiente.

Análise da oferta formativa e Levantamento das entidades formadoras

Sendo o consórcio ciente da necessidade de conhecer detalhadamente a oferta formativa existente em Portugal e que possa ser diretamente aplicada à fileira Agroindustrial, esta atividade contempla a análise de planos formativos agrupados por nível de certificação, desde Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) incluídas no catálogo de formação da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) conferem certificação de nível III e IV até à identificação e caracterização de certificação de nível V (Cursos de Especialização Tecnológica - CET), e de nível superior: Licenciaturas, Pós-Graduações e Mestrados com interesse para os intervenientes do setor Agroindustrial.

Pretende a análise de resultados desta atividade, detetar eventuais lacunas nas áreas e planos formativos e sensibilizar as organizações responsáveis para esse facto.

Em complementaridade com as atividades anteriores, esta atividade constitui uma ferramenta de diagnóstico e inclui o levantamento das entidades formadoras com oferta formativa para o setor Agroindustrial. A atividade inclui, ainda, a constituição do cenário formativo, quer ao nível da dispersão geográfica das empresas formadoras, quer ao nível da sua habilitação/capacitação para lecionar os vários níveis de qualificação (III, IV, V, licenciaturas, pós-graduações e mestrados).

Foram completamente caracterizados, assim como as instituições formativas e de ensino que os oferecem, um total de 276 cursos dos níveis de certificação V (CET) a VIII (Doutoramento) disponibilizados por 211 instituições.

No que respeita a análise das qualificações e respetivas UFCD na área agroindustrial caracterizada por fileiras de nível de certificação III e IV, foram caracterizados 98 cursos, disponibilizados por cerca de 1600 instituições formadoras.

Estratégia de formação e Ajustamento e desenvolvimento de planos formativos

Considerada uma atividade aglutinadoras dos resultados obtidos nos diagnósticos efetuados, esta atividade promove a definição de uma estratégia de formação. Serão analisados de forma concertada os resultados das atividades precedentes e definida uma posição estratégica nos seguintes vetores:

- Eixos estratégicos de formação;

- Setores prioritários de atuação;

- Articulação entre as necessidades, as tendências de evolução e a oferta formativa;

- Análise do grau de adequação das entidades formadoras às necessidades e tendências;

- Sensibilização das entidades formadoras e dos organismos responsáveis (ANQEP, DGERT e Ministério da Educação e Ensino Superior) para a necessidade de formação nas áreas identificadas como prioritárias.

A necessidade de dar resposta a lacunas na formação no setor agroindustrial levou ao desenvolvimento de uma estratégia formativa dirigida especificamente para este setor e assente no levantamento das necessidades formativas, das tendências de evolução do setor e da oferta formativa existente e das entidades formadoras que a disponibilizam, em Portugal.

A estratégia de formação desenhada pretende ir ao encontro das necessidades reais das empresas deste setor. Desta forma contribui para a melhoria dos seus desempenhos operacionais capacitando o setor com competências fundamentais para o seu desenvolvimento e melhoria de competitividade.

Esta estratégia formativa assenta em metodologias de definição de uma estratégia empresarial. Desta forma pretende-se alcançar impacto e objetividade num quadro nacional de oferta formativa, sem duplicações de planos de formação, mas especificamente orientados para as necessidades específicas do setor agroindustrial.

Do cruzamento dos resultados das atividades precedentes verifica-se a necessidade de ajustar ou desenvolver referenciais formativos adequados ao setor agroindustrial para as seguintes temáticas:

- Gestão Operacional: Planear, monitorar e controlar a produção;

- Áreas Técnicas: Climatização, refrigeração e frio industrial;

- Áreas Técnicas: Novas tecnologias na área alimentar;

- Gestão da Inovação e do Conhecimento: Gestão de processos de inovação (desenvolvimento de novos produtos);

- Áreas Técnicas: Melhoria contínua (lean management, 6-sigma);

- Qualidade, Ambiente, Higiene e Segurança: Análise do ciclo de vida do produto.

É importante salientar que as primeiras duas temáticas abordam conteúdos que as posicionam no nível de certificação V, enquanto as restantes, face aos conhecimentos prévios exigidos, se posicionam no nível de certificação VII (Mestrado) ou de Pós-graduação.

Assim, do cruzamento e análise das necessidades formativas, tendências de evolução do setor, oferta formativa e entidades formadoras acreditadas, o consórcio definiu e preparou o plano curricular (descritores, competências gerais, competências tecnológicas) das seguintes qualificações consideradas como eixos estratégicos de formação:

- Curso especializado de nível II - “Operador Técnico de Leite e Produtos Lácteos”: No Quadro 13 encontra-se uma proposta de 15 UFCD que compõem o referencial tecnológico de um curso desta natureza.

- CET na área do "Controlo da Produção Agroindustrial" (título provisório), visto que se pretende formar operacionais que lidem com o planeamento, monitorização e controlo da produção em instalações agroindustriais;

- Mestrado em "Melhoria Contínua e Inovação no Setor Agroindustrial" (título provisório) que pretende fornecer as competências necessárias para aplicação de processos, procedimentos, métodos e ferramentas que visem a melhoria dos processos associados ao setor agroindustrial;

- Mestrado em "Planeamento e Manutenção Agroindustrial" (título provisório) que incluirá as temáticas relacionadas com o projeto, instalação e manutenção de sistemas de Climatização, Refrigeração e Frio industrial utilizadas no setor agroindustrial;

- Mestrado em "Gestão Agroindustrial" (título provisório) que incluirá as temáticas relacionadas com ciclo de vida, melhoria contínua e gestão da inovação no setor agroindustrial.

As propostas apresentadas não pretendem de forma alguma ser vinculativas. Apresentam-se apenas como indicadores devendo as instituições que pretendam oferecer esta informações adaptá-las à realidade interna e das empresas para as quais se pretenda preparar os profissionais.

A estratégia de divulgação do projeto focou nos seguintes aspectos:

  • Criação do website do projeto (www.agritraining.pt) que contém a base de dados desenvolvida assim como todos os relatórios com os resultados das diferentes atividades do projeto.
  • Desenvolvimento e distribuição de materiais de divulgação aos participantes das conferências, jornadas e seminários que foram organizados pelo consórcio para apresentação dos resultados do projeto:

 

4. Conclusão

O consórcio está certo de que com o projeto "AgriTraining - Formação aplicada para o setor agroindustrial" se conseguiu clarificar quais as necessidades de formação efectivamente sentidas pelas empresas deste setor, descrever exaustivamente a oferta formativa existente e propor planos formativos ajustados às necessidades e levando em consideração a evolução do setor.

O feedback obtido nas variadas sessões de apresentação dos resultados do projeto, verifica o desconhecimento constatado na análise de resultados tanto da oferta formativa, das entidades formadoras e das reais necessidades de formação sentidas pelas empresas do setor.

 

5. Links

> Site do projeto: http://www.agritraining.pt

> Site do InovCluster - Cluster Agroindustrial do Centro : http://www.inovcluster.pt/

> Site da Universidade da Beira Interior: http://www.ubi.pt/

 

(Image courtesy of patrisyu at FreeDigitalPhotos.net)

12/05/2015 , Por Cátia Silva Pinto