Adega Mayor: uma Adega que desenha a paisagem e o destino de uma vinha no coração do Alentejo

“A Adega Mayor é um bom exemplo de empreendedorismo, cujo enfoque é a produção de vinhos de elevada qualidade ancorados em marcas que vão progressivamente adquirindo notoriedade, expressa em prestigiados prémios obtidos em renomados concursos internacionais.” Foi assim que o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, caracterizou a Adega Mayor após uma visita de uma semana a várias empresas espalhadas por todo o país.

Rui Vinhas da Silva, destacou ainda que “a Adega Mayor, através do seu projeto de enoturismo procura sinergias decorrentes da integração de experiências de consumo, complementaridade de produtos cujo denominador comum é a elevada qualidade e preocupação exaustiva com a expressão da diferença como âncora competitiva sustentável.”

 

Breve Histórico da Adega Mayor

A Adega Mayor, inaugurada em 2007, é a aposta do Grupo Nabeiro-Delta Cafés na área vitivinícola. Um espaço único no panorama português, desenhado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, numa homenagem à arquitetura do vinho e da vida.

Para Rui Nabeiro, esta “é uma obra com uma conceção arrojada e diferente do habitual.” Acrescenta ainda: “temos um edifício que vai elevar o património alentejano”.

A atual área vitivinícola da Adega Mayor está situada em Campo Maior, Alto Alentejo e insere-se numa herdade com uma área total de 350 hectares, com vinhas plantadas na Herdade das Argamassas e na Herdade da Godinha.

A vindima é feita à mão, permitindo uma melhor seleção da uva no momento da apanha e um maior cuidado com a matéria-prima. A proximidade à Serra de São Mamede, os solos graníticos e o clima temperado contribuem para o carácter único dos vinhos da Adega Mayor. Vinhos com personalidade própria, frescos, equilibrados e elegantes, o resultado de uma vindima manual e dedicada.

A Adega dispõe de moderna tecnologia para a elaboração dos seus vinhos, aplicando as técnicas mais avançadas de enologia, tendo sempre como objetivo a obtenção de vinhos de alta qualidade.

As castas portuguesas são as que mais se destacam. Nas tintas, Touriga Nacional, Trincadeira, Castelão, e, nas brancas, Antão Vaz, Arinto e Verdelho. Outras foram eleitas para integrar a personalidade dos vinhos da Adega Mayor como é o caso das castas Syrah, Alicante Bouschet e Petit Verdot, pela sua excelente adaptação à região.

A Adega Mayor tem apostado também na exportação dos vinhos seguindo os passos do café (produto líder do grupo). Atualmente o vinho já é comercializado em vários Países da Europa, como Alemanha, Inglaterra, Bélgica, França, Suíça e Espanha mas também em Angola, China e EUA.

Com esta aposta pretende-se continuar um negócio sustentado “que é uma mais-valia para a região, quer a nível social, cultural e patrimonial”, refere Rita Nabeiro, administradora da Adega Mayor.

Ao longo dos últimos anos de existência, a Adega Mayor tem vindo a aumentar e especializar a sua equipa de colaboradores, sendo que atualmente emprega 45 pessoas contribuindo para a economia nacional em dois sectores estratégicos para Portugal, o vinho e o Turismo.

“São as paixões que nos movem. Quando criamos qualquer coisa, motiva-nos sempre algo que envolve um largo conjunto de emoções, desejos, pessoas, locais, objetivos… Foi sempre assim e não é diferente no mundo dos vinhos. Com a grande vantagem de que aqui estamos a criar algo que tem também a ver com um local de eleição, onde estamos a tornar real o nosso projeto. Campo Maior, que sempre nos acompanhou, marcará agora pelas suas condições de clima e de solo a pelas castas alentejanas, o carácter e o perfil dos nossos vinhos”, conclui o comendador Rui Nabeiro.

 

Prémios

Os vinhos da Adega Mayor têm obtido, a nível nacional e internacional, um reconhecimento unânime por parte da crítica, como a Wine Enthusiast, a Revista Vinhos ou a Confraria de Enófilos do Alentejo, e que se traduz na conquista de 100 prémios até ao momento.

A Adega Mayor, uma referência vitivinícola em Portugal e no Mundo, viu novamente a qualidade dos seus vinhos ser distinguida a nível nacional e internacional, o que reforça mais uma vez a aposta desta Adega de Autor na produção de vinhos de qualidade única, singulares e memoráveis.

Desta vez a Adega Mayor voltou a ser premiada em mais uma competição em Portugal: no Concurso Vinhos de Portugal 2015, e em duas prestigiadas competições do Mundo: no Wine Master Challenge 2015 e no International Wine & Spirit Competition, que decorreu na Londres.

O “Caiado Tinto 2013”, o “Monte Mayor Reserva Tinto 2012” e o “Reserva do Comendador Branco 2013”, foram os vinhos premiados com a Medalha de Prata no Wine Master Challenge 2015 e o “Monte Mayor Reserva Tinto 2012” recebeu a Medalha de bronze no IWSC. Já o Reserva do Comendador Branco 2013 arrecadou uma Medalha de Prata no Concurso Vinhos de Portugal 2015, o que vem enaltecer a qualidade única dos vinhos da Adega Mayor.

Estas distinções são parte de uma extensa lista de distinções nacionais e internacionais, e vêm reforçar ainda mais a aposta na excelência por parte da marca, e a constante procura na produção de vinhos qualidade.

 

Iniciativa “ COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”

Esta visita inseriu-se na iniciativa “COMPETE 2020 : ao lado de quem cria valor”, dedicada à fileira vitivinícola.

Com a duração de uma semana, esta iniciativa incluiu a visita a 16 empresas do setor dos vinhos, procurando abranger todo o território do continente. A diversidade do setor e a sua representatividade regional permitiram uma seleção de percursos empresariais que se pretendem conhecer e analisar.  

Para o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, esta visita ao sector do vinho, pretende “aproximar este Programa das empresas, com a consciência que os instrumentos económicos ao serviço destas devem contribuir para orientar a economia portuguesa na filosofia de criação e agregação de valor a produtos e serviços inovadores, baseada num entendimento absoluto do ambiente competitivo em mercados internacionais sofisticados, procurando refletir a sua heterogeneidade e especificidades.”

 

Links

Roteiro do Vinho 

Site da Adega Mayor

Facebook da Adega Mayor

 

02/02/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
Presidente do COMPETE 2020
FEEI
Rui Vinhas da Silva