Adega Cooperativa de Cantanhede recebe visita do COMPETE 2020
Para Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020, "a Adega de Cantanhede congrega um conjunto de produtores de vinho que isoladamente teriam muita dificuldade em sobreviver e muito menos em imporem-se no mercado internacional. A ligação ao Biocant permite uma simbiose entre um enfoque na pesquisa e desenvolvimento no setor dos vinhos e uma forte orientação de mercado traduzida na atribuição de reputados prémios internacionais que corroboram os vinhos da Adega de Cantanhede como de excelente qualidade. Uma forte aposta na inovação e na qualidade, bem como uma crescente orientação de mercado caraterizam a organização."
Cientes do enorme potencial das terras de Cantanhede para a produção de vinhos de qualidade superior, em 1954 um conjunto de 100 agricultores funda a Adega Cooperativa de Cantanhede.
Contando hoje com cerca de 700 viticultores associados ativos e uma produção média anual de 6 a 7 milhões de quilos de uva, esta Adega é o principal produtor da Região Demarcada da Bairrada, representando 30 a 40% da produção global da região e certifica cerca de 80% da sua produção, sendo líder destacado nas vendas de vinhos DOC Bairrada e IG Beira Atlântico.
A defesa das castas autóctones da região – Baga, Bical e Maria Gomes – bem como a inclusão no encepamento de outras castas nobres portuguesas (Touriga Nacional, Tinta Roriz, Cerceal e Arinto) mas também de castas internacionais adaptadas ao terroir da região (Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot e Chardonnay), confere aos seus vinhos um carácter único, que permite afirmar que os mesmos não são apenas mais um vinho, mas um valor acrescentado que se baseia em novos aromas e sabores.
- A Aposta na I&D e Inovação
O reconhecimento da enorme competitividade existente no mercado nacional e internacional e a permanente preocupação com a qualidade e segurança alimentar dos seus vinhos, conduziu nos últimos anos à modernização das suas infraestruturas e obtenção da certificação pela norma ISO 9001:2008 e ISO 22000:2005.
Nos últimos anos tem desenvolvido vários projetos de I&D na área da viticultura de precisão e enologia, em parceria com várias entidades científicas, nomeadamente o BIOCANT e o IPN - Instituto Pedro Nunes de Coimbra.
O seu portfólio inclui uma ampla gama de produtos. Em tinto, branco e rose os seus vinhos vão desde os vinhos de mesa até vinhos Premium (DOC, Reserva e Grande Reserva). Acresce ainda uma vasta gama de espumantes DOC, Aguardentes e Vinhos Fortificados. É um portfólio que, graças à sua diversidade, é capaz de atender a diferentes segmentos de mercado, com diferentes graus de exigência em qualidade, que resulta na presença dos seus produtos em cerca de 20 países.
- Prémios
O grau de reconhecimento da qualidade dos seus produtos vem sendo confirmado pelos prémios atribuídos, graças à participação permanente em concursos nacionais e internacionais, que se salda já em algumas centenas de prémios. Desde 2010 os seus vinhos e espumantes DOC Bairrada foram laureados entre outros prémios e distinções com mais de 250 medalhas nos mais prestigiados concursos internacionais e nacionais, com especial destaque para o IWSC Londres, Mundus Vini – Alemanha, Monde Selection – Bélgica, Concours Mondial de Bruxelles, Seléctions Mondiales des Vins - Canada, Effervescents du Monde – França e Berliner Wein Trophy – Berlin, sendo que não raras vezes se apresentam como os únicos vinhos e/ou espumantes DOC Bairrada laureados nos referidos concursos.
Em 2012 a Adega de Cantanhede recebeu o prémio “Adega Cooperativa do Ano 2011” no âmbito da iniciativa “Os Melhores do Ano” da prestigiada Revista de Vinhos, considerados como os “Óscares do Vinho em Portugal”. A mesma revista atribuiu em 2015 ao Enólogo da Adega, Osvaldo Amado, o prémio “Enólogo do Ano 2014”.
Em 2014 foi galardoada com o Prémio W "Melhor Produtor de Espumantes 2013", atribuído por um dos mais reconhecidos críticos de vinhos em Portugal - Aníbal Coutinho.
Em 2015 a Adega de Cantanhede foi incluída no TOP 100 dos Melhores Produtores Mundiais de Vinho, pela WAWWJ – Associação Mundial dos Jornalistas e Críticos de Vinho e Bebidas Espirituosas.
Iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor
Esta visita inseriu-se na iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, dedicada à fileira vitivinícola.
Com a duração de uma semana, esta iniciativa incluiu a visita a 16 empresas do setor dos vinhos, procurando abranger todo o território do continente. A diversidade do setor e a sua representatividade regional permitiram uma seleção de percursos empresariais que se pretendem conhecer e analisar.
Para o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, esta visita ao sector do vinho, pretende “aproximar este Programa das empresas, com a consciência que os instrumentos económicos ao serviço destas devem contribuir para orientar a economia portuguesa na filosofia de criação e agregação de valor a produtos e serviços inovadores, baseada num entendimento absoluto do ambiente competitivo em mercados internacionais sofisticados, procurando refletir a sua heterogeneidade e especificidades.”
Para o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, esta visita ao sector do vinho, inserida na iniciativa do “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, pretende “aproximar este Programa das empresas, com a consciência que os instrumentos económicos ao serviço destas devem contribuir para orientar a economia portuguesa na filosofia de criação e agregação de valor a produtos e serviços inovadores, baseada num entendimento absoluto do ambiente competitivo em mercados internacionais sofisticados, procurando refletir a sua heterogeneidade e especificidades.”