Design nacional na Maison & Objet Paris
Nas áreas de Design, Lifestyle e Decoração de Interiores, a Maison & Objet Paris é vista como uma feira incontornável, uma verdadeira meca internacional no que toca à definição de novas tendências. Com a próxima edição do evento agendada para os dias 6 a 10 de setembro no centro de exposições Paris-Nord Villepinte, Portugal promete fazer uma nova demonstração de como o design português está na vanguarda da indústria mundial.
3DCork, Amanda Dias, Burel Factory, Carapau Portuguese Products, Devilla, Jinja, Laboratório D’Estórias, Maria Portugal Terracota, Patrícia Lobo, Sugo Cork Rugs, Têxteis Iris e Vicara são as marcas e empresas nacionais que compõem a comitiva From Portugal, reunida pela Associação Selectiva Moda. Com projectos que vão desde os têxteis-lar à decoração, passando pela cerâmica, a delegação portuguesa promete atrair as atenções dos milhares de visitantes que são esperados no certame.
No mesmo sector, a Laboratório d’Estórias promete lançar novas peças exclusivas, que vêm completar o seu catálogo. "Dentro da colecção zoomórfica iremos apresentar um novo insecto - O Gafanhoto. Assim como iremos apresentar na colecção vegetalista, uma nova casca de fruto seco - A Amêndoa.”, explica Carmen Ramalho, representante da marca portuguesa especializada no design de peças decorativas em cerâmica.
Também a partir da cerâmica, Patrícia Lobo cria candeeiros únicos, reconhecidos pelo seu design minimalista e contemporâneo. "Na Maison & Objet vamos apresentar 8 modelos de candeeiros de cerâmica, juntamente com 6 cores disponíveis, em tons pastéis e acabamento acetinado”, explica a designer que criou a marca em nome próprio há apenas dois anos e prepara-se agora para marcar presença pela primeira vez na feira de Paris.
Entre os estreantes consta também a Jinja, uma marca inovadora que produz artigos de decoração e mobiliário a partir de desperdícios têxteis. "Sendo a primeira vez que participo numa feira deste tipo, não terei as expectativas demasiado altas. Mas gostava de conseguir arranjar bons clientes, que tornassem a empresa sustentável”, salienta Norma Silva, designer e fundadora da marca.
A participação das empresas portuguesas na Maison & Objet é uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto "From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 12.571.412,64 €, dos quais 6.932.663,71 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Fonte : Seletiva Moda /ATP