Brochura da Evolução da Indústria Têxtil e do Vestuário | ATP
Esta brochura é da autoria da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, desenvolvida aquando da comemoração dos seus 50 anos. Conta-nos a breve história da evolução da indústria têxtil e do vestuário, desde a Idade Média à Industrialização.
Retirado do Auto da Lusitânia de Gil Vicente, este diálogo entre personagens de uma família judaica de artesãos portugueses ligados à manufaturação têxtil, é o mote para ficarmos a par de toda a “estória” da lã, da seda, do linho, do cânhamo e do algodão em Portugal desde a Idade Média à industrialização que o séc. XIX nos presenteou.
Conheça a brochura.
Apresentação da ATP
A ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal é representativa de toda a fileira têxtil e do vestuário nacional há mais de 50 anos.
É uma Associação forte, dinâmica, próspera e prestigiada, que tem como missão conferir a visibilidade, a credibilidade, a importância e afirmação, nacional e internacional, ao Sector Têxtil e Vestuário Português, que pretende, por sua vez, transmitir um sinal de forte vitalidade, resiliência, renovação, inconformismo e modernidade, e que se encontra preparado para enfrentar os desafios do futuro.
A ATP agrupa 512 empresas, as quais asseguram cerca de 35 mil postos de trabalho e faturam cerca de 3.000 milhões de euros, sendo dois terços desse valor destinado aos mercados de exportação, criando assim condições para um ambiente que valorize a competitividade e o desenvolvimento.
São os diversos projetos dinamizadores de parcerias proactivas, e.g. Associação Selectiva Moda, que levam à realizam de ações de promoção internacional das nossas empresas, e são cofinanciados pelo FEDER, através do POCI Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização COMPETE 2020, no âmbito do Portugal 2020. Vejamos exemplos desses projetos:
- Projeto GREEN TEXTILES CLUB é a promoção da competitividade das PME do Setor Têxtil e Vestuário, através da criação de um clube de empresas sustentáveis, para a troca de experiências, definição de estratégias comuns ao setor, dinamização da certificação STeP (Sustainable Textile Production) by Oeko-Tex®.
- “Fashion From Portugal” destinado à promoção da Indústria Têxtil e Vestuário portuguesa, tem como objetivo reforçar a comunicação externa de uma das fileiras mais dinâmicas e exportadoras da economia portuguesa, pontificando, hoje, empresas altamente evoluídas tecnologicamente, reconhecidas pelo seu “know how”, criatividade, flexibilidade e intensidade de serviço, e fortemente orientadas aos mercados internacionais. Decorrerá num plano de 2 anos e terá um investimento superior a 1.7 milhões de euros.