APICCAPS apresenta World Footwear Yearbook

A GDS, na Alemanha, foi o «pano de fundo» para a apresentação do novo World Footwear Yearbook. O mais poderoso barómetro da indústria de calçado a nível mundial, da responsabilidade da APICCAPS, será apresentado a profissionais de mais de 70 países.

Em traços gerais, a produção mundial de calçado recuou em 2015 (menos 0,4%) para 23,0 mil milhões de pares de calçado. Desses, 87% foram produzidos no continente asiático. Surpreendente, revelou-se, o facto de a China perder peso relativo (queda da produção de 5% em 2015) para outros “players”, nomeadamente asiáticos. O peso da China é, mesmo, o mais baixo dos últimos cinco anos (59,1%), um sinal dos tempos, que parece indiciar um novo quadro competitivo à escala internacional. A Europa respondeu, em 2015, por 4% da produção mundial de calçado.

Ao nível das exportações em quantidade, o continente asiático mantém a liderança (quota de 85%), mas em valor a realidade é distinta e ascende, nesta altura, a apenas 64% do total. Com efeito, em valor, oito dos 15 principais “players” mundiais são europeus, numa prova de que a Europa prevalece na liderança da comercialização de calçado. No segmento de couro, o fenómeno é ainda mais acentuado: os três principais produtores europeus (Itália, Espanha e Portugal) ultrapassam a China e representam 23% do total. 

No plano do consumo, a nota de maior destaque reside no facto de apenas quatro mercados (China, EUA, UE e Índia) serem responsáveis por uma quota de 54%. 

Portugal continua a reforçar o seu estatuto de prestígio no plano global. Entre os principais produtores à escala mundial, apresenta mesmo o 2º maior preço médio de exportação, apenas sendo superado pela Itália.

Recorde-se que a migração da produção para segmentos de maior valor acrescentado é o grande objectivo do setor, consagrado no mais recente Plano Estratégico FOOTure2020: “Ser a referência internacional da indústria de calçado, pela sofisticação e pela criatividade, reforçando as exportações portuguesas alicerçadas numa base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva, fundada no conhecimento e na inovação”.

World Footwear Yearbook

Actualmente na sua sexta edição, o World Footwear Yearbook é uma publicação inserida no projecto World Footwear desenvolvido pela APICCAPS desde 2011, e que analisa as grandes tendências da indústria mundial do calçado. 

Com estatísticas atualizadas até ao ano de 2015, e apresentadas em valor e quantidade, a mais recente edição do World Footwear Yearbook apresenta a evolução dos principais players a nível mundial, atendendo às variáveis produção, consumo, exportações e importações. 

Fazendo uma caracterização detalhada da indústria do calçado mundial em 2015, a publicação inclui ainda o perfil individual de dezenas de mercados.

O World Footwear Yearbook já está disponível e será distribuído em mais de 50 países.

 

Fonte: APICCAPS

04/08/2016 , Por Cátia Silva Pinto