Portuguese Jewellery Newborn: Jovens designers esboçam o futuro de um setor de grande tradição em Portugal

A AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal criou a nova marca “Portuguese Jewellery Newborn, para promover os novos talentos da joalharia nacional. A ideia é que a reinvenção do sector tradicional seja percebida como novidade sob o chapéu de uma marca de promoção única, que represente a criatividade e o trabalho desenvolvido pelos novos designers nacionais. A Portuguese Jewellery Newborn serve ainda de ponto de partida para jovens criadores, que pretendam promover a sua marca a nível nacional e internacional.

A AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal reuniu os novos designers e as novas marcas nacionais num evento exclusivo para media, no passado dia 7 de abril, em Lisboa. O evento assinalou o lançamento da marca Portuguese Jewellery Newborn, através da qual a AORP irá promover os novos talentos da joalharia portuguesa.

Nesta primeira ações participaram as marcas:

Ana João Jewelry | Bruno da Rocha | Iglezia | Inês Telles Jewelry | Joana Ribeiro | Mater | Minha Joia Atelier | Nuuk | Sopro

“A joalharia portuguesa é um dos setores de maior tradição em Portugal. Mas a tradição constrói-se todos os dias. Os jovens criadores abrem novos caminhos à joalharia portuguesa e a AORP tem como objetivo ajudá-los a trilhar estes novos caminhos, tanto no mercado nacional como internacional”, explica Ana Freitas, Presidente da AORP.

 

Projeto COMPETE 2020

A marca Newborn é uma das atividades do projeto JEWELLERY 2020: The Global Shift, apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito das acções colectivas.

Ficha de projeto

Designação do Projeto

JEWELLERY 2020: The Global Shift

Sistema de Apoio

Eixo 2 (POCI) - Reforço da competitividade das PME incluindo a redução de custos públicos de contexto

Montantes envolvidos

Investimento Elegível: € 556.227,60

Incentivo: € 472.793,46

Sinopse

Este projeto pretende consolidar o potencial exportador e valorizar a ourivesaria portuguesa no mercado global.

Objetivos

- Robustecer a marca internacional da ourivesaria portuguesa a nível global;

- Alargar a base geográfica dos intercâmbios comerciais;

- Dotar o setor de uma maior capacidade exportadora;

- Incentivar a participação de todos os agentes da fileira em dinâmicas de competitividade e internacionalização;

- Potenciar a linkagem entre promoção da fileira e os atributos distintivos do setor e também do país/território.

 

Fonte: AORP

13/04/2016 , Por Célia Pinto