AIP divulgou Projecto QI - Qualidade e Inovação em Leiria, Aveiro e Porto
As cerca de 100 empresas de diversos sectores de actividade das regiões de Leiria, Aveiro e Porto, que participaram nos encontros empresariais realizados pela AIP nos dias 18 e 19 de novembro naquelas cidades, ficaram a conhecer os benefícios e as mais-valias do Projecto QI – Qualidade e Inovação, destinado a apoiar as PME nas suas necessidades de capacitação e modernização por forma a reforçarem o seu posicionamento no mercado interno ou externo. As empresas devem manifestar o seu interesse até ao final do ano.
As empresas aderentes ao Projecto QI – Qualidade e Inovação usufruem de um incentivo a fundo perdido de 50 por cento, que inclui custos com a entidade certificadora e apoio para aquisição de software.
Criado para promover a qualidade e a inovação nas empresas, o projecto contempla 85 PME das regiões do Norte, Centro e Alentejo, de qualquer sector de actividade. Promovido pela AIP no âmbito do COMPETE 2020, co-financiado pelo POCI – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e apoiado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, permite implementar o Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2015).
Para as empresas já certificadas apoiará a transição para o novo referencial.
Se a empresa desenvolve actividades de investigação e desenvolvimento poderá implementar o Sistema de Gestão de IDI - Investigação, Desenvolvimento e Inovação (NP 4457:2007).
“Consideramos que esta é uma excelente oportunidade para as PME obterem a sua certificação e responderem às suas necessidades de inovação”, disse Benvinda Catarino, coordenadora do projecto quando explicou aos empresários as vantagens e as condições oferecidas.
“A norma de gestão da qualidade tem uma nova versão, a de 2015 – já publicada –, que traz alguns desafios para as empresas em termos dos novos requisitos”, sublinhou aquela responsável. “É uma oportunidade que a AIP encontrou para prestar um serviço às empresas, com apoio de financiamento para implementarem de raiz o seu sistema de qualidade ou para transitarem para o novo referencial. Para as PME já certificadas em termos de gestão da qualidade existem várias opções de participação, mas também podem implementar o Sistema de Gestão de IDI, que só se aplica às empresas que façam investigação e desenvolvimento. Esta norma sistematiza toda essa atividade permitindo às empresas implementarem metodologias de vigilância tecnológica, de produção e gestão do conhecimento, de gestão de ideias e oportunidades de inovação”.
Nos quatro encontros empresariais realizados intervieram os especialistas das empresas parceiras da AIP no projecto: Isabel Queiroz, da Iberscal (em Leiria); Carla Sarmento, da Lexus Consultores (em Aveiro); Óscar Rodrigues, da RRA Consultores (na sessão da manhã, no Porto) e Pedro Ferreira, da Inovamais (na segunda sessão do Porto).