A volta ao mundo em 100 filmes

“Moov”, “The Ordinary Tasks of The Super Human, “Style”, “ícaro” e “Icarus” foram eleitos os melhores Fashion Films de 2016.

O Fashion Film Festival aterrou no Porto desta viagem por 22 países, no dia 24 de setembro, no Terminal de Cruzeiros Leixões, numa gala cheia de glamour, talento, criatividade e excentricidade para a entrega de prémios.

Internacionalização é a “Boarding Gate” desta 3ª edição do Porto Fashion Film Festival e, por isso, para além da parceria internacional com o Madrid Fashion Film Festival lançou, como novidade, a Categoria “Internacional” juntamente com as categorias já existentes: Filmes de moda de Marca, Filmes de Moda na área dos Têxteis Técnicos e Filmes de moda de Autor e ainda, o prémio “FFF Vogue” que foi votado pelo público através do site da www.vogue.pt/fashionfilmfestival, resultado da parceria com a maior revista de moda nacional. 

A apresentação deste Festival contou com Rita Blanco, uma grande atriz que dispensa apresentações e que conferiu um tom artístico e descontraído à Gala. Durante todo o certame, Óscar Branco divertiu os presentes com uns sketches humorísticos.

Esta competição aberta a todos os filmes de Moda nacionais e internacionais tem a duração máxima de 15 minutos por filme. “Este foi um ano com um salto qualitativo enorme, e cada vez mais O Fashion Film Festival serve de ferramenta didática para a projeção das marcas”.

Como refere Manuel Serrão, Diretor Geral do Festival e responsável pela Associação Selectiva Moda, frisando ainda que esta foi uma edição memorável, dado o número de Filmes Internacionais candidatos.

O ilustre júri é composto por personalidades do mundo da moda e do cinema como Braz Costa, Diretor Geral do CITEVE, José Murciano, Diretor e Criador do Madrid Fashion Film Festival, José Pedro Sousa, Realizador Português, Kathryn Ferguson realizadora Irlandesa, Luís Buchinho, Designer e criador da marca com o seu nome e Patrícia Barnabé, Diretora de redação da Vogue Portugal.

O consenso dos jurados determinou que os vencedores de 2016 são:

  • Filmes de Autor

Melhor Filme:

Título: “Moov”

Realizadores: Pedro Pacheco e Paulo Gomes

Melhor Realizador:

Título: “BWR Bohemian Workout Routine”

Realizador: Márcio Simões

Melhor Fotografia:

Título: “A Very Famous Actress”

Diretores de Fotografia: Pedro Bravo e Márcio Simões

  • Filmes de Marca

Melhor Filme:

Título do Filme: “The Ordinary Tasks of The Super Human”

Marca: senhor PRUDÊNCIO

Diretor de Marca: João Pedro Filipe

Melhor Realizador:

Título do Filme: “Freedom”

Marca: Futah

Realizador: Roger Serrasqueiro

Melhor Fotografia:

Título do Filme: “Home is”

Marca: Parfois

Diretores de Fotografia: João Sousa e Gustavo Carvalho

  • Filmes Internacionais

Melhor Filme:

Título do Filme: “Style” (vídeo não disponível)

País: China

Realizador: Shibo Chen

Melhor Realizador:

Título do Filme: “Anthropos”

País: Brasil

Realizador: Renata Sette

Melhor Fotografia:

Título do Filme: “Midnight Walk”

País: Austrália

Diretor de Fotografia: Ashley Barron 

  • Filmes Têxteis Técnicos

Melhor Filme:

Título de Filme: “Ícaro”

Marca: Fall-Safe

Diretor de Marca: Paula Ekmann

A organização do Festival reservou ainda um lugar de destaque ao público em geral que ao longo do último mês pode escolher o melhor Fashion Film a concurso, votando através do site da Vogue. O vencedor foi eleito com mais de 2000 votos.

  • Prémio FFF VOGUE | Votado pelo público

Melhor filme: “ICARUS”

Filme de Autor Produtor Marco Miranda

Realizador José Lemos

Diretor de Fotografia Rui Lourosa

O Porto Fashion Film, único do seu género em Portugal, está integrado na semana da Porto Fashion Week (17 a 24 de setembro). Esta é uma iniciativa da Associação Selectiva Moda em parceria com a produtora audiovisual Farol de Ideias, no âmbito do projeto PFN apoiado pelo COMPETE 2020.

 

Fonte: Associação Selectiva Moda

28/09/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020