ImpacTEX: Desenvolvimento de Têxteis para vestuário de proteção com propriedades de resistência ao impacto melhoradas

O projeto ImpacTEX visa o desenvolvimento de soluções têxteis com capacidade de absorção de energia de diferentes origens e intensidade, que seja leve, eliminando a necessidade de recorrer a acessórios de proteção secundários, direcionado para o motociclismo e que garanta a fluidez dos movimentos do seu utilizador, comenta Pedro Silva, R&D Director na TMG Tecidos.

 
ImpacTEX: Desenvolvimento de Têxteis para vestuário de proteção com propriedades de resistência ao impacto melhoradas
 
1. Síntese
 
Cada vez mais a sociedade procura soluções tecnológicas efetivas que deem resposta às suas necessidades e que promovam o seu bem-estar e conforto durante a utilização. Isto torna-se ainda mais verdadeiro quando diz respeito à utilização de soluções de proteção para desporto motorizado, cujo o desempenho e rendimento desportivo pode ser afetado pela utilização deste tipo de equipamentos. Por este motivo, muitas vezes a utilização de equipamentos de proteção é negligenciada pelos utilizadores levando a que o risco de dano em caso de acidente seja acrescido. Assim, os produtores deste tipo de equipamentos têm vido a apostar no desenvolvimento de soluções técnicas funcionais que permitam aliar ao fator proteção, os fatores conforto, leveza e ergonomia, contudo as soluções existentes estão ainda aquém do desejado. 
 
É neste contexto que surge o ImpacTEX, um projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 que visa a incorporação de materiais com propriedades dilatantes, conhecidos pela sua performance na absorção de impacto, em fibras e fios passíveis de serem usados na construção de estruturas e arquiteturas têxteis, com vista à criação de uma peça de vestuário de proteção para motociclistas. 
 
 
Para isto foi reunido um consórcio multidisciplinar com valências complementares com três entidades empresariais - TMG TECIDOS, INOVAFIL, POSSIBLE ANSWER, e duas entidades - CITEVE e CENTI que permitem, com base nas suas áreas de competências, garantir as competências necessárias nas várias áreas de desenvolvimento do projeto e dar resposta ao desafio proposto.
 
O objetivo do ImpacTEX é desenvolver uma gama de materiais avançados, partindo de polímeros dilatantes, conhecidos pela sua performance na absorção de impacto, desenvolver fios e arquiteturas têxteis funcionais, que culminam num protótipo vestível para motociclismo, que simultaneamente alia ao fator proteção a impacto, conforto, leveza e ergonomia. 
 
 
2. Testemunho de Pedro Silva, R&D Director
 
 Pedro Silva | R&D Director na TMG Tecidos
 
«O Impactex enquadra-se num segmento estratégico de desenvolvimento da TMG, que se denota em crescendo em elevada tecnicidade, exclusividade e inovação. A objetividade de desenvolvimento deste projeto permitiu – e continuará a fazê-lo – o aprofundar do conhecimento interno em fibras e estruturas de alto desempenho, direcionadas neste caso para o motociclismo e à proteção ao impacto, mas que será transversal para as diversas áreas de atuação que se enquadram no quadro estratégico das atividades de I&D da TMG Textiles.
 
A aptidão para obter estruturas mono e bidimensionais que incorporem fluídos dilatantes – e que sejam dessa forma, capazes de adaptação às condições de proteção ao impacto e dissipação de energia, com menor volume e maior capacidade de ajuste corporal, mantendo as características de proteção necessárias – torna-se mais facilitada pela presença do consórcio montado neste projeto e revela a vantagem da interação criada neste tipo de sinergias.»
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto ImpacTEX envolveu um investimento elegível de um milhão de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 731 mil euros.
 
 
4. Links
 

11/11/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia