Houdini: Plataforma de conteúdos imersivos para património com história

Dinamizar o setor do turismo, proporcionando experiências imersivas e interativas através de tecnologia de realidade aumentada e interação por voz é o objetivo deste projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, comenta Pedro Pereira, Partner and CEO da byAR. Este projeto piloto arranca no Museu do Côa, para onde foram desenvolvidos conteúdos para os mais jovens visitantes. 
 
Houdini: Plataforma de conteúdos imersivos para património com história
 
 
1. Síntese
 
Falámos com Pedro Pereira, Partner e CEO da byAR que coordena o projeto Houdini que nos elucidou o âmbito, os desafios e os principais resultados esperados.
 
O projeto Houdini visa dinamizar o setor do turismo, proporcionando experiências imersivas e interativas através de tecnologia de realidade aumentada e interação por voz. Este serviço será disponibilizado quer para os utilizadores fisicamente presentes, quer como via serviço de streaming. 
 
«O Houdini é uma plataforma para a criação de experiências de Realidade Aumentada, que permite conectar as pessoas com os lugares, através de multi-dispositivos.» 
 
Pretende-se conceber uma solução que permita ao visitante (presencialmente ou via internet) de um património cultural (palácio, castelo, etc.), observar, em realidade aumentada, representações (ou recriações de cenas históricas) contextualizadas e perguntar sobre o passado histórico destes locais.
 
Estas informações podem ser facultadas por personagens históricos, que habitaram permanentemente no local ou que o visitaram temporariamente, de acordo com os atuais registos históricos. Estes personagens devem ser bastante realistas (fisionomia, roupa, traços faciais, etc.). 
 
2. Testemunho | Pedro Pereira, Partner and CEO byAR 
 
 
O objetivo da plataforma Houdini é gerar a dinamização de espaços culturais e turísticos, através da criação de conteúdos digitais adaptáveis, imersivos e interativos, que permitam aos visitantes ter uma perceção aumentada da história daquele lugar. Esta experiência pode ser tida de forma presencial, através de uma aplicação, ou via streaming, através de um robot de telepresença autónomo, que permite a realização da experiência de forma virtual.
 
O projeto piloto Houdini vai acontecer no Museu do Côa, para onde foram desenvolvidos conteúdos adaptados ao público do museu, com especial atenção aos jovens visitantes. 
 
 
A história é contada através de um personagem 3D, o Cuda, que viveu há 16.000 anos e que vai acompanhar os visitantes ao longo das 6 salas que fazem parte do percurso museológico do espaço. À medida que a história é contada pelo personagem, os visitantes são igualmente desafiados pelo Cuda a interagir por voz e texto com o conteúdo, aplicando os conhecimentos adquiridos através da experiência de realidade aumentada.
 
A estratégia associada à constituição do consórcio para o Programa COMPETE 2020 foi uma oportunidade única para a conjugação de parceiros de diferentes áreas de conhecimento. Esta complementaridade tem o intuito de levar ao mercado uma solução que venha proporcionar experiências imersivas e interativas através do recurso às novas tecnologias que possam ajudar a estimular o turismo e o acesso ao conhecimento e cultura. 
 
 
A byAR – Augmenting your Reality é a empresa líder do consórcio. Será responsável pelo desenvolvimento técnico das aplicações de backoffice e de experiência de realidade aumentada, desenvolvendo igualmente o personagem 3D e respetivas animações.
 
 
A Voice Interaction é uma empresa especializada em tecnologia de fala, que será responsável pela componente de interação por voz.
 
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo, enquanto entidade científica, será responsável pela componente de localização e reconhecimento em espaço indoor e contribuir com toda a estrutura necessária à produção de objetos 3D dos conteúdos de realidade aumentada.
 
A Fundação Côa Parque será o parceiro que cede o espaço e os meios necessários à realização dos pilotos, bem como o apoio científico necessário ao rigor histórico dos conteúdos e experiências de realidade aumentada desenvolvidos no projeto. 
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto Houdini é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 641 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 440 mil euros.
 
 

21/09/2023 , Por Cátia Silva Pinto
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