SARS-CoV-2: testes rápidos a caminho
1. Síntese
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto TecniCOV propõe o desenvolvimento de uma abordagem inovadora para a monitorização rápida de anticorpos para o SARS-CoV-2 no soro ou na saliva, materializada em técnicas independentes, mas complementares.
Estas técnicas incluem tiras de teste em papel (tipo tira de urina), sistemas de fluxo lateral (tipo teste de gravidez) e sensores eletroquímicos (tipo tira de diabetes), que permitem otimizar a relação custo/benefício em diferentes cenários da pandemia.
Espera-se que estas técnicas sejam produzidas a baixo custo numa escala global, satisfazendo assim a necessidade emergente de replicação mundial/temporal destas análises, de forma rápida.
2. Entrevista a Goreti Sales, responsável pelo projeto
Goreti Sales - Responsável pelo "TecniCOV"
2.1. Qual o ponto de situação do projeto?
Estamos ainda na fase inicial do desenvolvimento dos três tipos de testes, que avançam em paralelo, com uma equipa motivada, empreendedora e otimista!
2.2. De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar?
Dos estudos que fizemos até agora, temos dados que apontam para a possibilidade da deteção de anticorpos em quantidades relativamente baixas, com sistemas de monitorização muito simples (com deteção visual ou com uma caixa de leitura que é semelhante ao leitor de diabetes). Estes resultados são porém preliminares e carecem de optimização e de validação.
2.3. Qual a mais valia do apoio do COMPETE 2020?
O financiamento COMPETE 2020 permite que um projeto de grande ambição como é o TECNICOV possa ter um impacto mais abrangente e efetivo na comunidade.
3. Apoio do COMPETE 2020
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, no âmbito do Aviso 15/SI/2020, o projeto TecniCOV envolveu um investimento elegível de 456 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 371 mil euros.
4. Links