MultiMed: Acabamentos multifuncionais em tecido para aplicações médicas
Filipa Fernandes, investigadora e diretora científica na Ooze Nanotech, sintetiza o projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 que visou o desenvolvimento de substratos têxteis com acabamentos multifuncionais inovadores: superhidrofóbico, antimicrobiano e antiviral, para aplicações médicas.
1. Síntese
O projeto Multimed visou o desenvolvimento de uma linha inovadora de artigos têxteis reutilizáveis para a proteção da população exposta aos agentes infecciosos covid-19.
Mais especificamente, visou desenvolver soluções de materiais de composição natural com comportamento super-hidrofóbico, antimicrobiano, antifúngico e antiviral para aplicações em máscaras comunitárias, uniformes, aventais e outros artigos para o setor hospitalar.
2. Testemunho de Filipa Fernandes, CTO na OOZE Nanotech
Filipa Fernandes | CTO na OOZE NanotechO projecto MultiMed visava desenvolver soluções de materiais de composição natural com comportamento super-hidrofóbico, antimicrobiano, antifúngico e antiviral, aplicados em diferentes substratos têxteis, para aplicações médicas. A multifuncionalidade foi obtida pela combinação de diferentes materiais, tais como, teflon e zeólitos dopados com prata, funcionalizados através de um processo de estampagem/aspersão.
Este projeto foi de extrema importância, pela sua relevância em aplicações hospitalares no combate ao covid, mas também no combate às designadas infeções hospitalares. Todo o trajeto de investigação e desenvolvimento neste projeto foi ambicioso pelos materiais utilizados, assim como, pelas técnicas de funcionalização adotadas.
A possibilidade de capacitar um têxtil hospitalar de capacidades super-hidrofóbicas, antimicrobianas, antifúngicas e antivirais num revestimento único foi uma meta semi alcançada. A sua plenitude ainda não existe por pequenos detalhes na espessura do revestimento pelo facto do mesmo ser à base de silicone medicinal. Contudo este passo iniciado pela existência deste projeto, provou ser de extrema importância nos objetivos futuros, de reutilização com qualidade, funcionalidade e segurança.
Sem este apoio financeiro, a execução teria sido impossível, pois o custo é demasiado elevado para ser suportado na integra pelas empresas.
A incerteza associada a qualquer produto fruto da investigação e desenvolvimento, aliada ao facto de estarmos a lidar diretamente com o ramo da saúde, tornou este projeto mais apaixonante e ao mesmo tempo, com a certeza absoluta que foi dado um passo na direção certa.
Ao COMPETE 2020 fica o nosso mais sincero agradecimento por este apoio financeiro, sem o qual não teríamos conseguido, ficando a certeza de que não iremos parar por aqui sempre com o foco na melhoria e no alcance dos objetivos. Indubitavelmente o nosso sistema de saúde ficará mais rico.
3. Apoio do COMPETE 2020
Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto MultiMed envolveu um investimento elegível de 409 mil euros e um incentivo FEDER de 327 mil euros.