T-MASK2: A máquina de produção automática de máscaras cirúrgicas

“Contribuir para uma causa maior”, mais do que a oportunidade de negócio, até porque seria um produto temporal, foi a motivação que levou a S.Roque a aceitar o repto lançado pelo Citeve, em abril de 2020, e assim responder à pandemia mundial Covid-19. Leia o testemunho de Rui Machado, Director Comercial na empresa.
 
 
1. Síntese
 
O projeto T-MASK2 visou a investigação e desenvolvimento de uma máquina de linha de produção automática de máscaras cirúrgicas. Os desenvolvimentos foram direcionados a diversas tipologias/tecnologias a fim de se otimizar o fabrico deste produto de proteção médica, de forma a responder às necessidades geradas no contexto da pandemia mundial causada pelo novo coronavírus COVID-19.
 
O pretendido era a produção automática deste tipo de máscaras, com capacidade de regular as suas características de modo a estas corresponderem aos requisitos técnicos que irão permitir a sua certificação para utilização no contexto médico-hospitalar. A manufatura destes produtos é tipicamente feita manualmente, no entanto este método revela-se lento e ineficiente quando comparado com uma produção de uma linha automática capaz de alta velocidade, eficiência e garantia da qualidade.
 
Respeitando as características técnicas, as máscaras produzidas na linha automática deverão ficar prontas a embalar e a utilizar. Atenta ao progresso dos materiais e tecnologias, a S.Roque, líder do projeto, reuniu um consórcio que conta com um parceiro, o CITEVE.
 
Testemunho de Rui Machado, Director Comercial
 
“Quando em Abril de 2020 o Citeve nos lançou o desafio para desenvolver uma máquina de fabricação de mascaras cirúrgicas, a nossa actividade tradicional tinha sofrido uma brusca e violenta paragem e por isso tínhamos recursos disponíveis, e canalizamos para esse projecto praticamente todos os nossos recursos de engenharia.
Mais que a oportunidade de negócio, até porque seria um produto temporal, conforme fosse evoluindo a pandemia, foi a vontade de contribuir para uma causa maior, dado que os únicos fabricantes conhecidos no mundo de máquinas similares, são Chineses e assim, haver uma alternativa nacional a essa total dependência da China.
Obviamente que a ajuda do COMPETE 2020 foi fundamental para fazer face aos custos de dedicar quase em pleno, o nosso sector de engenharia de desenvolvimento a esse projecto”.
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020 
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, do Aviso 15/SI/2020, o projeto  T-MASK2 envolveu um investimento elegível de cerca de 266 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 213 mil euros.
 
3. Links
 
S.Roque - Máquinas e Tecnologia Laser | Website 
CITEVE | Website 

05/02/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia