High2RPaper: Papel reciclado de elevada resistência com incorporação de pasta crua de rejeitos
High2RPaper: Papel reciclado de elevada resistência com incorporação de pasta crua de rejeitos
Este projeto visa o desenvolvimento de um novo papel reciclado de elevada resistência com incorporação de pasta crua de rejeitos da indústria de pasta branqueada de eucalipto, suportado pela economia circular, resultando em produtos de maior valor acrescentado.
Leia o testemunho de José Gomes, Coordenador do Núcleo de IDI da Celtejo e membro da equipa de gestão técnica do projeto.
1. Síntese do projeto
José Gomes | Coordenador do Núcleo de IDI da CeltejoAssente na constante necessidade de inovar no âmbito da economia circular e no compromisso da Celtejo em promover a Investigação, Desenvolvimento e Inovação, nasceu, em copromoção com a Papeleira Coreboard, Universidades da Beira Interior e Coimbra, o projeto High2RPaper - Papel reciclado de elevada resistência com incorporação de pasta crua de rejeitos.
O projeto HIGH2RPAPER compreende o desenvolvimento de um novo papel reciclado, de maior resistência que os produtos atualmente disponíveis no mercado, produzido com incorporação de uma pasta especial, obtida a partir de rejeitos do processo de fabricação de pasta celulósica branqueada. Esta aposta na inovação, permite simultaneamente reduzir o impacto ambiental da Celtejo e aumentar a competitividade da Papeleira Coreboard.
O papel/cartão com propriedades de resistência melhoradas será usado como produto final ou transformado em tubos (para o setor de embalagens, por exemplo) e cantoneiras (para o setor logístico e de acondicionamento e transporte de produtos). A utilização do rejeito não só contribui para a sustentabilidade ambiental, já que diminui o consumo de madeira, como corresponde a uma gestão sustentável dos recursos naturais e valorização de resíduos.
Com a circularidade na agenda da próxima década, a Celtejo, produtor de referência de pasta de celulose, alia-a à Papeleira Coreboard, a maior empresa de papel 100% reciclado em Portugal para, em conjunto com a Universidades da Beira Interior e a Universidade de Coimbra, focando a temática da economia circular e criando sinergias para a eliminação de resíduos e a criação de valor ao longo da cadeia.
2. Apoio do COMPETE 2020
O projeto HIGH2RPAPER foi cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Empresarial - na vertente em copromoção - envolvendo um investimento elegível de cerca de um milhão de euros, o que resultou num incentivo FEDER de 793 mil euros.
3. Links Úteis
Celtejo | Website
Papeleira Coreboard | Website
Universidade da Beira Interior | Website
Universidade de Coimbra | Website