TrueHue: Perfect Colour for Textiles

A indústria têxtil é reconhecida pela sua capacidade produtiva/inovação para atender à procura por produtos de qualidade. O projeto TrueHue visou automatizar o processo de produção de malhas, utilizando a tecnologia de espetroscopia de infravermelho próximo (NIR) para monitorizar e controlar online o tingimento, garantindo cores desejadas sem intervenção humana. Como resultado, a Tintex apresenta malhas de alta qualidade, redução de tempos de tingimento e retrabalhos, além de uma abordagem mais sustentável. A nova tecnologia também permitiu compreender melhor o tingimento natural, abrindo caminho para produtos diferenciados no mercado.

Leia o testemunho de Pedro Magalhães, Diretor de Inovação da Tintex sobre este projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020.

 

TrueHue: Perfect Colour for Textiles

1. Enquadramento

A indústria têxtil, reconhecida pela sua capacidade produtiva, tecnologia e qualidade/inovação dos produtos, enfrenta uma procura crescente por produtos diferenciados e de qualidade aprimorada. Nesse contexto, a busca por inovação e valor acrescentado torna-se crucial para aumentar a competitividade e oferecer um serviço mais personalizado aos clientes. Aliás as empresas têxteis estão cada vez mais preocupadas em adotar práticas sustentáveis nos processos produtivos, combinando-as com a implementação de tecnologias avançadas.

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto TrueHue surge com o propósito da Tintex de desenvolver malhas de alta qualidade, utilizando a automação no processo de produção. A tecnologia de espetroscopia de infravermelho próximo (NIR) foi implementada nos processos de tingimento das malhas, visando a monitorização online do banho de tingimento para garantir a cor desejada. A meta foi criar modelos de previsão para as operações de tingimento, permitindo o controle total por meio da tecnologia NIR, eliminando a necessidade de intervenção humana. Essa abordagem promete proporcionar malhas de qualidade superior, reduzir os tempos de tingimento, minimizar retrabalhos e, consequentemente, diminuir reclamações.

Além disso, a aplicação dessa tecnologia ofereceu uma compreensão mais aprofundada das etapas do processo de tingimento natural, possibilitando sua implementação em larga escala na indústria. Isso resultou em produtos diferenciados em relação aos disponíveis no mercado.

 

2. Testemunho | Pedro Magalhães - Diretor de Inovação 

O projeto TrueHue surge com o objetivo de desenvolver malhas de qualidade elevada, através da automatização do processo de tingimento. Este desenvolvimento é alicerçado na implementação da tecnologia de espetroscopia de infravermelho próximo (NIR) no processo de tingimento – tradicional e natural - de malhas. Esta tecnologia permitirá monitorizar online o banho de tingimento, garantindo uma eficiência máxima de processo para a obtenção da cor ideal. Esta otimização trará não só um aumento de qualidade e reprodutibilidade nos produtos a obter como poupanças a nível energético e de consumo de corantes e auxiliares.

O alcance dos ambiciosos objetivos inicialmente definidos e a evolução segura do projeto, especialmente na altura de incerteza em que o projeto tem vindo a decorrer, não seria possível sem o apoio atribuído pelo COMPETE 2020. Estes apoios foram não só fundamentais para a garantia de uma equipa multidisciplinar de especialistas como para a aquisição de equipamentos de elevada especificidade necessários para a obtenção das metas almejadas.

3. Apoio do COMPETE 2030

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção, o projeto TrueHue teve um investimento elegível de 1.040 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 735 mil euros.

 
4. Links úteis
 
Tintex Textiles
 
 

14/12/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
FEEI