Cristal Eco Premium: Linha de vidro cristal sustentável

 
O projeto Cristal Eco Premium, promovido pela Vista Alegre Atlantis com o cofinanciamento do COMPETE 2020, visa desenvolver uma nova linha de produtos em vidro cristal sustentável de elevado valor acrescentado, para o segmento de embalagens de luxo, ao desenvolver novas formulações, processos de fabrico e o estudo do impacto da embalagem nas características sensoriais de bebidas.
 

1. Enquadramento
 
A Vista Alegre Atlantis (VAA) visou reforçar o posicionamento no segmento de embalagens de luxo, nomeadamente através do desenvolvimento e produção de frascos técnicos com composições de vidro cristal alternativas e sustentáveis, para prestigiadas marcas de bebidas espirituosas. 
 
O projeto Cristal Eco Premium resulta essencialmente das seguintes limitações técnicas atuais:
 
  • O elevado teor de chumbo das peças para garantir características óticas, de densidade e sonoras. 
  • A incipiente capacidade de resposta às várias solicitações de novos produtos de vidro cristal colorido, com novas formas mais arrojadas e disruptivas, que considerem a segurança alimentar e a sustentabilidade ambiental.
  • Os processos de acabamento a frio dos produtos moldados são realizados em equipamentos manuais, o que se traduz numa taxa de produção bastante inferior às necessidades.
  • O controlo do polimento químico é limitado à medição da densidade dos banhos por amostragem, o que é insuficiente, originando uma elevada percentagem das quebras de zona fria.
  • A inexistência de conhecimento sobre a influência das embalagens da VAA nas propriedades organoléticas dos conteúdos alvo, sendo este aspeto alvo de um exigente escrutínio por parte dos atuais clientes da VAA. 

2. Objetivos

Neste contexto os principais objetivos do projeto são:
  • Investigação de uma nova composição de vidro cristal sem chumbo. 
  • Desenvolvimento de novas composições de vidro cristal colorido ambientalmente sustentáveis.
  • Estudo da automatização do processo de acabamento das peças, com enfoque no acabamento subtrativo flexível. 
  • Desenvolvimento de ferramentas analíticas e quimiométricas para o controlo do processo de polimento químico. 
  • Investigação e conceção de um sistema de sensorização organolética. 
 
3. Consórcio
 
O consórcio é composto pela VAA (Vista Alegre Atlantis), Universidade de Aveiro e Universidade do Porto. Os recursos afetos ao projeto formam uma equipa multidisciplinar dotada de todas as competências necessárias para atingir os objetivos definidos em 30 meses.
 
 
4. Apoio do COMPETE 2020 
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto Cristal Eco Premium envolveu um investimento elegível de cerca de 1,7 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 1,1 milhões de euros.
 
 
5. Links
 

12/05/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia