GRASS-LIGHT: Filamento para Relva Sintética Sustentável, Fotoluminescente e Retroiluminada

GRASS-LIGHT: Filamento para Relva Sintética Sustentável, Fotoluminescente e Retroiluminada

Este projeto visa o desenvolvimento de filamento fotoluminescente e/ou retro iluminados que poderá ser integrado em sistemas de relva artificial convencional, sistemas híbridos ou mesmo em sistemas de plantação de relva artificial. 

Leia o testemunho de Victor Neto, Victor Neto, Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro sobre o projeto Grass-Light, cofinanciado pelo COMPETE 2020.

Victor Neto | Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro 

1. Testemunho de Victor Neto, Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro

O projeto GRASS-LIGHT é um projeto em copromoção liderado pela empresa SAFINA e que conta com a Universidade de Aveiro e com o Instituto de Telecomunicações. Tem como objetivo desenvolver uma nova tipologia de filamento sustentável para produção de relvados artificiais, com a incorporação de fibras poliméricas dopadas com centros óticos ativos para aplicação em relvados luminescentes e sistemas de acoplamento de luz tricromática.

O setor da produção e instalação de relvas sintéticas é um mercado em franco crescimento, nomeadamente devido aos custos de utilização e manutenção de um relvado natural. Este é um setor altamente intensivo em termos de investimento em I&DT, para acompanhar as inovações disponíveis internacionalmente, as exigências de diversas tipologias de clientes e os requisitos dos organismos internacionais de certificação e qualificação, sendo um setor de elevada tecnologia industrial.

O projeto vinha já a ser alinhado há algum tempo entre as partes, mas foi o apoio do COMPETE 2020 que permitiu efetivamente transformar os trabalhos exploratórios realizados em investigação e inovação efetiva e crucial à sua criação de um produto capaz de acrescentar valor ao portefólio da empresa. 

A Safina é líder de produção e comercialização de relva sintética na Península Ibérica. Com o projeto GRASS-LIGHT passará a ser uma referência mundial no fornecimento de filamento tecnológico e sustentável que mimetiza a relva natural. As soluções a desenvolver no projeto permitirão obter um conhecimento mais assertivo do ciclo de vida do relvado, um domínio tecnológico da integração de material fotoluminescente nos filamentos que permita reduzir a necessidade de iluminação externa e a integração tecnológica de iluminação tricromática nas fibras de relva.

Figura 1- a) Fibra de Polietileno dopado com complexo à base de Európio sob luz do dia; b) Fibra de Polietileno dopado com complexo à base de Európio sob iluminação ultravioleta, c) Fibra de Polietileno dopado com complexo à base de Térbio sob luz do dia, d) Fibra de Polietileno dopado com complexo à base de Térbio sob iluminação ultravioleta.

 
2. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto Grass-Light é promovido pela Safina em copromoção com a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, em copromoção, envolvendo um investimento elegível de 689 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 450 mil euros.
 
 
3. Links
 

16/12/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia