Solancis desenvolve compósitos inovadores resultantes das lamas do corte de pedra calcária

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto DUST+ visa o desenvolvimento de compósitos inovadores com incorporação de pó resultante das lamas da transformação de pedra calcária e de novos produtos obtidos a partir deste material, nomeadamente de pastas para projeção e impressão 3D em elementos de pedra natural.

Âmbito

O projeto DUST + visa desenvolver compósitos à base de pó de pedra proveniente das lamas residuais que resultam do processamento da pedra calcária incorporando ligantes hidráulicos ou poliméricos. Numa fase inicial será concebido um novo sistema de decantação das lamas, que permita substituir os produtos floculantes atualmente utilizados por outros de origem biológica. Paralelamente, serão desenvolvidos os processos de tratamento das lamas que garantam a compatibilidade destas com os ligantes. 

Posteriormente, serão definidas as composições para os novos compósitos, estudando e otimizando experimentalmente o desempenho físico, mecânico e a durabilidade dos materiais resultantes. Serão, em particular, desenvolvidas composições específicas de compósitos que permitam a sua aplicação por impressão 3D e/ou projeção. Paralelamente, serão desenhados e projetados novos produtos que possam ser fabricados a partir destes compósitos e interligados com elementos de pedra natural, tais como subcamadas de reforço, peças decorativas e mobiliário urbano. Os novos compósitos e produtos serão, por fim, produzidos em ambiente industrial e sujeitos a uma extensa campanha de validação do seu desempenho funcional e ambiental, garantindo os requisitos pré-estabelecidos e o potencial de inovação proposto. 

Testemunho | Samuel Delgado, CEO e Partner na Solancis

Samuel Delgado | CEO e Partner na Solancis

O projeto de ID&T Dust+, incide sobre o desenvolvimento de uma proposta de valor inovadora e sustentável, com evolução positiva dos resultados. De modo a atingir o objetivo de “desperdício zero” no processo de transformação do calcário ornamental, promove a redução do consumo de matéria-prima e aumenta a utilização dos desperdícios, gerando produtos de engenharia diferenciadores.

O Programa COMPETE 2020 tornou-se fundamental para a viabilidade deste projeto, quer pelo apoio estrutural e financeiro. Também a possibilidade de desenvolvimento em consórcio torna-se basilar para seu sucesso, já que promove o conhecimento, de desenvolvimento, e a partilha de know-how de entidades multi-setoriais, da indústria à academia e centros tecnológicos.

 

Consórcio

Para garantir o sucesso do projeto, foi definido um consórcio multidisciplinar com valências complementares nas áreas chave de inovação composto pela Solancis, Centi, Universidade de Coimbra e Itecons.

Resultados Esperados

  1. Novo sistema de decantação de lamas, cujo processo se caracterize pela utilização de biofloculantes de menor impacto ambiental
  2. Materiais compósitos/pastas com base na incorporação de pó resultante das lamas do processamento da pedra calcária
  3. Criação de produtos inovadores, nomeadamente, peças em pedra natural, utilizando os materiais compósitos/pastas desenvolvidos, tendo como base a tecnologia de printing (impressão 3D/projeção)
  4. Demonstrar que existe elevado índice de circularidade dos novos produtos por via da incorporação de resíduos das lamas de pó de pedra calcária.

 

Apoio do COMPETE 2020 

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto DUST + envolveu um investimento elegível de cerca de 849 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 614 mil euros.

 

Links úteis

Solancis | Website 

ITECONS | Website 

Universidade de Coimbra | Website 

Centi | Website 

 

12/05/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia