Tex4Wounds: Desenvolvimento de materiais avançados para o tratamento de feridas

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto Tex4Wounds tem como principal objetivo investigar e desenvolver uma gama de dispositivos médicos avançados para a limpeza e tratamento de feridas, sob a forma de materiais de penso, utilizando arquiteturas têxteis e aditivos de base natural para tratamento de feridas. Estes materiais de penso consistirão em arquiteturas têxteis com uma ou várias camadas, dando resposta às diferentes necessidades do mercado, quer de materiais de penso mais simples para limpeza e desbridamento, quer de materiais mais complexos, que sejam superabsorventes e promotores da cicatrização.

 

    
Miguel Sousa | Head of Business Development da Somani

Miguel Sousa, Head of Business Development da Somani Sociedade Têxtil S.A. comenta que, “a Somani é orgulhosamente uma empresa com produção portuguesa que prima pela diferenciação através de produtos inovadores e exclusivos que, conjuntamente com o apoio do COMPETE 2020, se torna um importante aliado na inovação. O know-how, o design individualizado e a qualidade das matérias-primas, em conjunto com uma equipa profissional de excelência, permitem-nos responder à exigência de todos os desafios propostos, resultando na plena satisfação e fidelização dos nossos clientes e em produtos eficazes de elevada qualidade capazes de responder aos desejos e às necessidades dos consumidores.

 

Enquadramento

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera as feridas e toda a sua problemática como uma nova epidemia escondida, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo . As feridas são um problema com um impacto real na qualidade de vida da pessoa portadora, e económico no orçamento da saúde, além de um conjunto de custos intangíveis. 

Verifica-se, assim, que, independentemente dos grandes avanços que se façam sentir na área da prevenção e do tratamento das feridas, estas são e continuarão a ser um problema, particularmente as feridas crónicas, quer para a pessoa portadora de ferida, quer para a família, tendo em conta o impacto que provocam nas diferentes dimensões da vida do utente. Os elevados custos associados à sua prevenção, ao seu tratamento, ao sofrimento e, por vezes, à morte do paciente, fazem deste um assunto de relevo na comunidade científica. Tendo em conta estes constrangimentos, o desenvolvimento de materiais de penso eficientes é assim, uma necessidade emergente no tratamento de feridas.

 

Objetivos

Desenvolver uma gama de dispositivos médicos avançados para limpeza e tratamento de feridas, sob a forma de materiais de penso impregnados com diferentes graus de complexidade, utilizando arquiteturas têxteis e aditivos de base natural. Estes consistirão em arquiteturas têxteis com uma ou várias camadas, dando resposta às diferentes necessidades do mercado, quer de materiais de penso mais simples para limpeza e desbridamento, quer de materiais mais complexos, que sejam superabsorventes e promotores da cicatrização. Assim, serão desenvolvidos 2 grupos de dispositivos, nomeadamente: materiais de penso para limpeza e desbridamento e materiais de penso dinâmicos, absorventes e promotores da cicatrização com uma estrutura laminar e nuclear.  

Figura 1. Representação esquemática do material de penso para limpeza e desbridamento.

Figura 2. Representação esquemática do material de penso dinâmico, absorvente e promotor da cicatrização, com estrutura laminar.

 

Figura 3. Representação esquemática do material de penso dinâmico, absorvente e promotor da cicatrização, com estrutura nuclear.

 

Atividades

O projeto TEX4WOUNDS encontra-se organizado em 7 atividades:

1. Gestão técnica e coordenação do projeto

2. Estudos preliminares e especificações

3. I&D de arquiteturas têxteis para materiais de penso para tratamento de feridas

4. Construção dos protótipos

5. Avaliação e validação das soluções desenvolvidas

6. Disseminação do projeto

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto TEX4WOUNDS – “Desenvolvimento de materiais avançados para o tratamento de feridas” é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 1 milhão e 160 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 826 mil euros. 

Através do seu diretor Miguel Sousa a empresa salienta que “com o apoio recebido para a execução deste projeto, prevê-se uma consolidação da empresa e da sua estratégia de crescimento através da entrada da mesma em novos mercados. Adicionalmente, contribuirá inequivocamente para a expansão e diferenciação do portfólio de produtos da nossa empresa com forte pendor de inovação, fator critico para a sustentabilidade”.

 

Links

Ficha do projeto TEX4WOUNDS

Website SOMANI

Website FOURMAG

Website CITEVE 

Website UCP

07/04/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia